UVA em expansão: novo campus deverá ser instalado em Camocim

1 de outubro de 2021 - 11:21 # # # # # # #

Ascom Secitece - Texto

A expansão das universidades cearenses, anunciada pelo governador Camilo Santana em agosto, avança no Estado. Depois do novo campus da Universidade Estadual Vale do Acaraú em Ibiapaba, o próximo passo é a instalação de um campus em Camocim, beneficiando estudantes do Litoral Norte. Esse será o segundo da UVA fora de Sobral.

O assunto foi debatido em reunião realizada esta semana, entre o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o reitor da UVA, Fabianno Cavalcante de Carvalho. A UVA já funcionou na cidade de Camocim entre 1995 a 2005, formando centenas de pessoas.

Os cursos a serem ofertados ainda serão definidos, considerando demandas, características e vocação econômica da região, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social e a pesquisa.

O município, localizado na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú, tem uma população estimada em 63.997 habitantes, segundo dados do IBGE de 2020.

UVA na Ibiapaba

Entregue em agosto deste ano, o campus da UVA na Ibiapaba abriu uma nova perspectiva para os estudantes de pelo menos nove municípios da região: Carnaubal, Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, São Benedito, Tianguá, Ubajara e Viçosa do Ceará. Por enquanto, estão sendo ofertados dois cursos de graduação: Bacharelado em Administração e Licenciatura em Pedagogia.