SSPDS homenageia bandas militares do Estado no Dia Internacional da Música

4 de outubro de 2021 - 15:12 # # # # #

Ascom SSPDS

No último dia 1º de outubro, foi celebrado o Dia Internacional da Música, e para celebrar a data a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) presta uma homenagem às Bandas de Música da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), contando um pouco de suas missões e histórias.

A Banda de Música de uma instituição militar tem como missão apoiar sua corporação, participando de solenidades, sejam elas militares ou civis, executar concertos musicais em geral e manter o registro e controle de partituras musicais. Seus integrantes são responsáveis por analisar tecnicamente hinos e canções da instituição, assim como garantir a continuidade, a estabilidade da cultura e a integração da corporação com a sociedade.

O tenente-coronel Márcio Mendonça, comandante e regente da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, ressalta a importância da banda de música em uma instituição militar. “A banda de música na corporação militar influencia, motiva e eleva o lado patriótico dos militares. Sempre que se ouve uma canção militar, as pessoas sentem fortemente aquele desejo de desfile, de disciplina e de organização”, pontua. Em seu caráter funcional, a banda de música toca nas formaturas, desfiles e eventos, mas ela também atua na área social.

Ainda conforme o regente da Banda de Música do Corpo de Bombeiros, “por meio de parcerias com os projetos sociais e instituições carentes transmitimos a nossa música para a população. Ensinamos crianças e adolescentes, utilizando a música como estratégia pedagógica para embutir valores sociais e aproveitamos para trabalhar questões educacionais como a evasão escolar e melhoria de notas nas escolas”. Quanto à questão da prevenção, durante as apresentações são repassadas informações inerentes à profissão de bombeiro, que vai desde prevenção contra incêndios à prevenção de acidentes domésticos.”, afirma o regente.

O subtenente PMCE Jardilino Maciel, músico integrante da Banda da Polícia Militar, fala sobre o orgulho que ele tem em fazer parte dessa companhia. “É um grande orgulho fazer parte desse seleto grupo, tão tradicional no nosso Estado. Nossa banda tem 166 anos de existência e fazer parte dessa história é uma grande honra. Era um sonho de criança, pois sempre que eu ouvia a banda de música, eu corria para a Avenida Aguanambi e ficava vendo a banda de música tocar, sonhando em um dia fazer parte desse grupo, até que consegui realizar o meu sonho”, relata.

Além do trabalho musical, a banda também atua representando cada corporação e o Estado em todos os locais onde ela se apresenta. Seus integrantes encantam o povo cearense mostrando nossa cultura através da música, e protegem o cidadão quando realizam o trabalho de segurança pública, dando apoio ostensivo e atuando em operações sempre que necessário.

Breve Histórico

A Banda de Música da Polícia Militar do Ceará Major Xavier Torres foi criada pela Resolução nº 683 de 28 de Outubro de 1854 e atualmente com 166 anos de existência, a Banda de Música da PMCE é denominada a mãe das bandas de música do Ceará e, pelos seus relevantes serviços prestados ao povo cearense, é considerada patrimônio histórico do Estado. Em toda a sua história sempre participou dos eventos mais importantes do Estado – inaugurações do Theatro José de Alencar e da Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza. Em 1903, foi a primeira Banda de Música a executar oficialmente o Hino do Estado do Ceará, sem contar os grandes concertos realizados por todo o Estado, levando a arte e divulgando a cultura de nossa PMCE, encantando o coração de nossa gente até os mais distantes rincões desta terra.

A atual denominação de Banda de Música Major Xavier Torres foi concretizada no ano de 1954, em reconhecimento ao esforço e trabalho do então comandante geral da Corporação, Major Luís Xavier Torres, em criar a banda.
Atualmente, a Banda de Música, por força do Decreto 34.053 de 30 de abril de 2021, passou a ser uma companhia musical militar independente e tem nos seus quadros um efetivo de 83 PMs músicos, dentre os quais, seis são policiais femininas, e que continuam assegurando a tradição da Banda de Música da Polícia Militar do Ceará.
Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará

A Banda de Música do Corpo de Bombeiros foi criada em 1994 e completou 27 anos de serviços prestados ao povo cearense neste ano. Sua primeira turma foi composta inicialmente por 45 componentes.
Uma de suas apresentações que mais marcou o cidadão cearense, ocorreu no ano passado, no ápice da pandemia, quando os integrantes da banda percorreram as ruas da Capital levando alegria e esperança às pessoas que estavam isoladas em suas casas. A iniciativa teve o objetivo de levar um pouco de entretenimento para as pessoas, que cumpriam o isolamento social durante o período de pandemia.