Ciopaer realiza duplo transporte aeromédico de vítimas de capotamento em Icó

5 de outubro de 2021 - 13:52 # # # # #

Ascom SSPDS

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) realizou os transportes aeromédicos de duas vítimas de um acidente automobilístico, ocorrido nessa segunda-feira (4), no município de Icó, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21) do Estado. A ação possibilitou o encaminhamento das vítimas até uma unidade hospitalar do Cariri, com um voo de apenas 35 minutos.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará) e da Ciopaer foram acionadas após uma ocorrência de capotamento no município. As duas vítimas, sendo dois homens de 38 e 28 anos, receberam os primeiros atendimentos no local. Os acidentados foram socorridos em estado grave e com vários traumas. Diante disso, um helicóptero com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) embarcada foi utilizado para realizar o transporte dos homens.

A aeronave da Ciopaer, Fênix 7, se deslocou ao local do sinistro para realizar o duplo traslado até a unidade hospitalar mais próxima. As vítimas foram levadas até o Hospital Regional do Cariri, em Juazeiro do Norte (AIS 19), com um voo que teve duração aproximada de 35 minutos. Na unidade hospitalar foram realizados os procedimentos e a avaliação neurológica dos homens.

Capacitação de aeromédicos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, também nessa segunda-feira (4), mais uma turma do Curso de Formação de Operador de Suporte Médico. Esta é a terceira edição do curso promovido no Estado, e visa a formação de médicos e enfermeiros para o desempenho da função de operador de suporte médico da Ciopaer/SSPDS, conforme preceitua o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil.