Íris realiza Dialoga Simples com o tema Letramento em Saúde

5 de outubro de 2021 - 11:52 # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

A iniciativa traz convidados para debater a relação do setor público com as pessoas por meio de uma nova linguagem, mais humana e centrada nas reais necessidades das pessoas

A 2ª edição do Dialoga Simples Ceará acontece nesta quinta-feira (7), às 16h, com o médico Rogério Malveira, que falará sobre “Letramento em Saúde”. O encontro é on-line e ao vivo, via Google Meet, com inscrições através do link. O Dialoga Simples é um projeto do Programa Linguagem Simples Ceará, do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.

Rogério, convidado desta edição, explica que Letramento em Saúde “é como as pessoas lidam com as informações para tomarem decisões adequadas sobre sua saúde”. Ele traz em seu livro digital “O sexto sinal vital da saúde” dados que mostram a dificuldade de se entender informação em saúde: “Só nos Estados Unidos, 36% da população tem essa dificuldade num grau importante e gera um custo de pelo menos 50 bilhões de dólares por ano pelas complicações e internamentos gerados”. Nesse contexto, o evento traz para o debate a importância de dar atenção para as formas de interação das pessoas com essas informações.

A coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, Isabel Ferreira Lima, que mediará o encontro, destaca que Letramento em Saúde é um tema em ascensão no Brasil e que a proposta desta edição do Dialoga é “instigar a reflexão sobre o uso da linguagem no cuidado em Saúde e lançar luzes sobre pesquisas e avanços, como a criação da Rede Brasileira de Letramento em Saúde”.

Mais sobre Rogério Malveira

Médico integrativo e artivista da saúde simples, estuda comunicação e letramento em saúde há oito anos. Rogério é mestrando em Saúde Pública na Fiocruz, facilitador-aprendiz de Comunicação Não Violenta (CNV) e membro fundador da Rede Brasileira de Letramento em Saúde. Fundou a Pulsares, iniciativa de impacto social na saúde que propõe um novo modelo digital de receita de remédios.

Serviço

Dialoga Simples — Edição Letramento em Saúde

Inscrições

Data: 7 de outubro, quinta-feira
Horário: 16h
Local: ao vivo, via Google Meet