Dia das Crianças no Hias tem presentes, brincadeiras e visita de personagens infantis

11 de outubro de 2021 - 16:35 # # # # #

Erika Mavignier - Ascom Hias

A celebração contou com a visita de personagens infantis que animaram a festa dos pacientes neurológicos

Nesta terça-feira (12) é comemorado o Dia das Crianças e, para celebrar essa data especial, o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu, na última sexta-feira (8), uma manhã diferenciada para seus pacientes. Crianças e adolescentes internados, além dos que vieram para consultas na unidade, foram surpreendidos com brincadeiras, contação de histórias, música, lanche especial, sorvetes, visita de personagens infantis e distribuição de presentes.

Além disso, foram distribuídos brinquedos para os pacientes do ambulatório de Ortopedia nesta segunda-feira (11). “Amanhã (12), encerramos a campanha com a visita dos super-heróis do projeto Mentes que Voam, que vêm para abrilhantar o Dia das Crianças dos nossos pacientes”, acrescenta Fábia Linhares.

A iniciativa, liderada pela diretora clínica do Hias, Fábia Linhares, já é realizada há quatro anos e conta com a colaboração do corpo clínico do hospital. “Passamos um mês mobilizando a equipe a fazer a doação dos brinquedos para que possamos organizar um dia diferente, mais feliz, mais leve e mais doce para nossos pacientes. Com essa ação, mais do que presentear as crianças, temos a oportunidade de envolver os profissionais para que eles possam resgatar alguns hábitos que, em razão do dia a dia corrido, podem acabar se perdendo, que é o olhar no olho da criança e ganhar um sorriso de retribuição. Temos um trabalho grande, mas vale muito a pena”, relata Linhares.

Para Gisraelly Bevenuto, 15, moradora do município de Penaforte, a 345 km de Fortaleza, a festa do Dia das Crianças foi mais do que especial. A garota, paciente do Hias desde 2017, já esteve internada algumas vezes na unidade para tratar de um tumor benigno no cérebro, que fez com que ela perdesse a visão. Mesmo sem enxergar, a adolescente relata que adorou a celebração, pois pôde tocar violão, um dos muitos talentos dela, que também faz crochê e cozinha.

No Centro de Emergência, foram presenteadas as crianças internadas e também as que estavam à espera de atendimento

“Fiquei muito feliz em tocar violão e ver que o pessoal gostou. Foi um dia de muita alegria. Todas as crianças curtiram muito. Amei o meu presente, pois adoro coisas de unha, brinco, colares, pulseiras, bolsa”, diz a jovem para Sandra Albuquerque, pediatra responsável pelo seu tratamento. A médica, que cuida dos pacientes neurológicos, mobilizou a equipe de neurocirurgiões para participar da festa do Dia das Crianças no setor.

“Abracei com muita felicidade essa ideia, pois, sempre que posso, me esforço para melhorar o dia a dia dessas crianças que convivem com tumores e, frequentemente, precisam se internar para fazer medicações ou procedimentos cirúrgicos complexos. Fiquei muito contente em ver que alguns colegas vieram mesmo sem ser dia de trabalho deles. Esses momentos são muito especiais para os pacientes e, comprovadamente, contribuem com o tratamento deles”, celebra Albuquerque.

Quem também adorou a celebração foi a Maria Cecília, 4, que está internada no hospital para tratar de uma pneumonia. A menina disse que adorou as músicas, as brincadeiras e o presente. “Quem estava com ela no dia da festa era minha mãe, mas ela me disse que a Cecília ficou eufórica com tudo. Estava muito feliz”, conta a mãe da paciente, Rayanne Rocha.

Ações

Por meio da campanha do Dia das Crianças foram arrecadados 487 brinquedos, contemplando todos os pacientes internados e também aqueles que vieram para consultas eletivas nos ambulatórios na última sexta-feira (8) no Hias, no Centro Pediátrico do Câncer (CPC) e no Centro de Emergência Pediátrica (CEP).

Os pacientes internados receberam presentes