Programa Cuidar Melhor realiza ciclo de oficinas de monitoramento de indicadores da premiação com Superintendências Regionais e ADSs

11 de outubro de 2021 - 16:22 # # # #

Ascom Sesa Texto
Saulo Cruz Arte gráfica

Com o objetivo de informar e apoiar os profissionais sobre o método de acompanhamento e a avaliação dos indicadores prioritários do Programa Cuidar Melhor, um ciclo de oficinas está sendo realizado com técnicos responsáveis pela Atenção Primária e de Vigilância em Saúde das Superintendências Regionais de Saúde e suas respectivas Áreas Descentralizadas (ADSs). O cronograma de capacitações teve início na última semana.

“Essas oficinas são conduzidas pela equipe de coordenação central com o intuito de promover o monitoramento dos indicadores que são a base dos incentivos financeiros do ICMS [Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços] da Saúde e da premiação anual aos municípios, além de apoiar a construção de planos de ação para a melhoria dos resultados destes indicadores nas Regiões de Saúde”, explica o coordenador de Políticas Intersetoriais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), Caio Cavalcanti.

O propósito da iniciativa é estimular e apoiar os municípios cearenses na governança regional, integrando a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde como ponto focal para melhoria dos resultados em saúde. As reuniões ocorrem de forma remota e contemplarão as 22 ADSs.

“Tem sido uma experiência muito boa. Creio que também as outras Áreas Descentralizadas, as outras Superintendências, tenham tido essa visão também, do quanto estamos contribuindo nesse processo de construção do Nível Central com as Superintendências. Com certeza vai refletir no suporte técnico mais efetivo, de fato, para os municípios, para que eles consigam atingir esses indicadores e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Que o objetivo final do programa não seja só o alcance dos indicadores, mas sim propiciar aos usuários uma melhor qualidade de vida”, ressalta Izabela de Souza Paulino, assessora técnica da Superintendência da Região do Sertão Central.

Até o fim deste mês, estão previstos um seminário e outras oficinas envolvendo também gestores e técnicos dos municípios, além de representantes do controle social.

Cuidar Melhor

O Programa Cuidar Melhor é uma iniciativa pioneira no Brasil com o propósito de estabelecer um pacto de cooperação entre Estado, municípios e sociedade visando à melhoria dos resultados em saúde. A ação pretende avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população cearense, reduzindo a Mortalidade Infantil, Mortalidade por Acidente Vascular Cerebral (AVC) e por Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), e Mortalidade por Acidentes de Trânsito envolvendo Motocicletas.

Além dos incentivos financeiros da Cota Parte do ICMS, com base em indicadores de impacto, definidos para o cálculo do Índice Municipal de Qualidade em Saúde (IQS), o Programa estabelece uma premiação anual para os municípios que obtiverem os melhores resultados em indicadores de esforço e que venham a realizar práticas mais inovadoras em saúde.