Remessa com 186 mil doses de vacina contra Covid-19 chega ao Ceará

11 de outubro de 2021 - 15:26 # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

Quatro milhões de cearenses já completaram esquema vacinal básico contra a doença

Nesta segunda-feira (11), o Ceará recebeu mais um lote de vacinas contra Covid-19, com 186.030 doses de Pfizer/BionTech desembarcadas no Aeroporto Internacional de Fortaleza ao fim desta manhã.

Em mensagem nas redes sociais, o governador Camilo Santana detalhou: “Recebemos mais 186.030 doses de vacinas contra a Covid para dar sequência da imunização dos cearenses. O lote da Pfizer será usado para aplicação da segunda dose, de acordo com o Ministério da Saúde. Seguimos trabalhando firmes para vacinar nossa população o mais rápido possível”.

A remessa de imunobiológicos é vinculada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Depois de desembarcar na Capital, eles seguem para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde são distribuídos de forma proporcional aos municípios cearenses, através de rotas aéreas e terrestres. O agendamento da vacinação é de responsabilidade dos municípios.

Vacinômetro

Mais de 4 milhões de cearenses já completaram o esquema vacinal básico – duas doses ou dose única. Ao todo, 10,47 milhões de doses já foram aplicadas no Ceará. Dos 184 municípios cearenses, 180 já registram vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos. A aplicação de doses de reforço nos idosos a partir dos 60 anos e de profissionais de saúde, além das doses adicionais para a população com alto grau de imunossupressão, já foi iniciada em cerca de 50 cidades no Ceará. Mais de 20 mil pessoas nesses perfis já acrescentaram mais uma dose ao esquema vacinal básico.

Cadastro para Vacinação

O cadastramento para a vacinação da população em geral contra a Covid-19 no Saúde Digital, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), mudou. O número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), passa a ser exigido durante a inscrição. A numeração do Cadastro de Pessoa Física (CPF), antes obrigatória, torna-se opcional. O acesso ao cartão é simples e pode ser feito pela internet, por meio da plataforma ConecteSUS. Também é possível ter acesso ao documento por meio de posto de saúde.

Quem já tomou alguma vacina ou recebeu qualquer atendimento nos serviços públicos de saúde, já possui a numeração do CNS. Pessoas que têm ou tiveram plano de saúde também possuem a sequência numérica.

Confirmação

Após registro no sistema do Saúde Digital, o usuário deve confirmar o cadastro através de link enviado para o email informado. Outra forma de confirmar cadastro é por telefone: 0800.275.1475. Também é possível utilizar atendente virtual em digital.saude.ce.gov.br.