Corpo de Bombeiros realiza 32 salvamentos em praias de Fortaleza e Região Metropolitana

13 de outubro de 2021 - 17:36 # # # # # #

Ascom CMBCE - Texto e Fotos

Ações de prevenção do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) resultaram nos salvamentos de 32 pessoas vítimas de afogamentos durante o feriado de Nossa Senhora Aparecida. Os trabalhos, que iniciaram no último sábado (9) e finalizaram nessa terça-feira (12), se concentraram nas Praias do Futuro e Caça e Pesca, ambas na Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza, além de praias que abrangem o município de Caucaia na (AIS 11) do Estado. Desse número, 14 pessoas eram turistas. Todas elas foram orientadas sobre o decreto estadual, além de receberem dicas de prevenção para evitar afogamentos futuros.

O major Chailon Fonteles, comandante da 1ªCSMar/BBS, ressaltou o trabalho e os resultados positivos alcançados pelas equipes. “No feriadão, entre sábado (9) e terça-feira (12), 32 vidas foram salvas de afogamentos e realizamos 1.634 prevenções. Durante as fiscalizações, também orientamos as pessoas com dicas de como evitar afogamentos e sobre a importância de cumprir o decreto estadual e evitar aglomerações”, concluiu ele.

Na região da Praia do Futuro, a 1ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (1ªCia/BBS) realizou 1.249 prevenções na faixa de areia e 29 resgates de banhistas com vida, além de uma pessoa idosa que foi localizada perdida e, posteriormente, entregue aos familiares. Somente na Praia do Futuro, das 29 vidas salvas, 14 eram turistas de outros estados, sendo cinco de Minas Gerais, quatro de São Paulo, dois do Pará, dois do Piauí e um do Acre.

Já a 2ª Companhia de Salvamento Marítimo do Batalhão de Busca e Salvamento (2ªCia/BBS), que atuou na área de Caucaia (AIS 11), realizou 385 prevenções. Os bombeiros também resgataram três vítimas de afogamento na extensão da praia, todos do Ceará.

Sobre os Guarda-vidas (GVs) da Praia do Futuro

Para as ações, o Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) viabilizou 48 guarda-vidas que se dividiram em 19 postos, além de seis quadriciclos, cinco viaturas 4×4 e três motos aquáticas. O efetivo contou ainda com o apoio de duas ambulâncias do tipo resgate do Batalhão de Socorro de Urgência (BSU), da 1ª e 2ª Companhias de Salvamento Marítimo (1ª/2ª CSMar) do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE.