Ceará é sede da Edição Nordeste de curso do Insper para debater inovação no setor público

14 de outubro de 2021 - 11:15 # # # #

Amélia Gomes e Gabriela Vieira - Ascom Íris Texto
Tatiana Fortes /Governo do Ceará e Beatriz Bley /Vice-Prefeitura Fotos

O Íris e o Iplanfor, da Prefeitura de Fortaleza, são parceiros institucionais da iniciativa que envolve 35 lideranças de órgãos públicos estaduais

Compreender as principais necessidades dos cidadãos, identificar os problemas e possibilitar soluções é parte do processo de inovação. Trazer esse conceito para o setor público significa considerar as expectativas da população e implementar ações que provoquem verdadeiras mudanças.

Para discutir essas ideias, gestores e lideranças públicas de diversas instituições do Ceará participam do curso Inovação no Setor Público: Pessoas, Dados e Tecnologia, realizado pelo Insper, com apoio institucional do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, através do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). O curso teve início nesta quarta-feira (13/10), e segue nos próximos dias 14 e 15/10, no auditório Carlos Alberto Studart, no BS Design.

Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris, destaca: “Falaremos sobre pessoas. Esse é o aspecto mais importante quando falamos de desenvolvimento de projetos para a transformação digital. Discutiremos também sobre dados e como orientar o governo e todas as nossas decisões utilizando evidências e, ainda, sobre tecnologia como ferramenta e não como fim”.

Ao longo dos três dias, são discutidas temáticas como Dados para a Transformação Digital, Lei de Governo Digital, Governo Aberto, Contratação de Inovação, e Pilares da Transformação Digital. O corpo docente do curso conta com Manuel Bonduki, Eduardo Barbosa, Fernanda Campagnucci e Eduardo Spanó, além da presença especial do presidente do Insper, Marcos Lisboa.

“Estamos em um desafio muito grande que é o de transformar o setor público, e o processo de transformação do setor público passa, obviamente, pelo conhecimento. O conhecimento é o principal instrumento para as nossas decisões. Para isso, precisamos de pessoas capacitadas, preparadas, abertas ao conhecimento”, destaca o vice-prefeito e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista.

O objetivo do curso é potencializar ações que partam dos líderes mas se espalhem em rede, instigando gestores a pensar e agir de forma inovadora. Participam desta edição representantes das instituições: Cagece, Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE/CE), Assembleia Legislativa do Ceará, Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), Câmara Municipal de Fortaleza, Secretaria Municipal de Finanças de Fortaleza, Prefeitura Municipal de Sobral, Prefeitura Municipal de Fortaleza e Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-Ce).

André Marques, coordenador executivo do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, reforça que: “Ter todos esses órgãos reunidos é de extrema importância por estarmos falando da inovação no setor público, do alinhamento e da contribuição de diversas áreas entre si, da ampliação de uma rede entre essas diversas áreas, órgãos e pessoas. A missão do Insper é ajudar no processo de transformação do país. Esse curso é um passo adiante, por contarmos com a participação de atores que vão ajudar nesse processo de transformação da cidade, do estado, do país”.