Sesa entrega kits com equipamentos de proteção a mais de 1,2 mil profissionais de controle de endemias

14 de outubro de 2021 - 17:04 # # # # # #

Fátima Holanda - Ascom Sesa Texto e Fotos

Acessórios serão entregues às 22 Áreas Descentralizadas de Saúde, que repassarão aos municípios

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador (Covat) e da Célula de Vigilância Entomológica e Controle de Vetores (Cevet), entregou, nesta quinta-feira (14), fardamentos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para servidores do Ministério da Saúde cedidos às Áreas Descentralizadas de Saúde (ADSs) e às secretarias municipais de saúde.

“Pela primeira vez, estamos tendo um kit inteiro hidrorepelente para os nossos trabalhadores. Esse material não é fácil de ser adquirido. Vai ajudar na proteção dos profissionais que trabalham com controle químico, oferecendo até 95% de proteção durante o uso de inseticida”, destacou Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa.

Bolsas, calças, camisas, bonés, jalecos e botas serão distribuídos para 1.250 profissionais das 22 ADSs. Os acessórios foram comprados pela pasta estadual – até então, o repasse dos itens era feito pelo Ministério da Saúde (MS).

Os kits contêm bolsas, calças, camisas, bonés, jalecos e botas; o material é impermeável

Para o orientador da Cevet, Luiz Osvaldo, “esses profissionais são extremamente importantes no controle e na prevenção de doenças no Estado, pois atuam no combate às arboviroses (dengue, zika e chikungunya), à leishmaniose, raiva, entre outras endemias e zoonoses”.

A iniciativa atende à normativa da Portaria Nº 1378, de 9 de julho de 2013, do Ministério da Saúde. “Vocês estão recebendo um material de alta qualidade. Estamos tendo um cuidado redobrado com o nosso trabalhador. Sabemos o quanto este material é importante no trabalho do dia a dia”, pontuou Gonçalves.

Os materiais foram entregues aos representantes das Áreas Descentralizadas, que repassarão aos municípios cearenses.