SSPDS realiza encontros de enfrentamento à violência em bairros de Fortaleza

14 de outubro de 2021 - 14:50 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Como parte das reuniões de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência e da propagação de uma cultura de paz, por meio de ações compartilhadas nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Ceará, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, nessa quarta-feira (13), encontros com os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) e outras entidades de Fortaleza.

Pela manhã o encontro aconteceu com lideranças comunitárias dos bairros Cristo Redentor, Cais do Porto, Mucuripe, Praia de Iracema, Vicente Pinzon. À tarde, o encontro ocorreu com mais 30 representantes dos bairros Passaré, Castelão, Lago do Jacarey, Serrinha, Conjunto Veneza Tropical, Aerolândia, Alto da Balança, Boa Vista, Cajazeiras, Cambeba, Cidade dos Funcionários, Jardim das Oliveiras, Parque Dois Irmãos, Parque Iracema e Parque Manibura.

O secretário da Segurança Pública e de Defesa Social do Ceará, Sandro Caron, abriu a reunião, que foi realizada na instituição de educação básica EEFM Deputado Paulino Rocha, no bairro Passaré, onde participaram representantes da SSPDS, do 19º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), além de diretores de instituições de ensino, conselheiros tutelares, representantes lideranças comunitária e da associação Juventude Racial.

“Momentos como esses são importantes, pois acontecem dentro da linha de trabalho das Polícias para uma total aproximação com as comunidades, em que podemos ouvir das lideranças comunitárias e associações seus anseios e sugestões”, ressalta Sandro Caron.

Líder comunitário há mais de dez anos do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do Lago Jacarey, Clécio Oliveira destacou que a reunião promoveu um momento de integração das comunidades com os representantes do sistema de segurança pública do Estado. “Essa reunião além de aproximar as comunidades, é um momento para discutirmos a cultura de paz no nosso bairro, além de estarmos próximos das ações da Segurança Pública para enfrentamento à violência”, disse.

Os CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Entre as incumbências estão: estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública; preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de Segurança que o governo lhe coloca à disposição; permitir à população participar, fiscalizar, reivindicando e oferecendo sugestões aos diversos órgãos de Segurança Pública; e desenvolver a confiança da população.

Próxima reunião

A SSPDS promove, nesta quinta-feira (14), a partir das 9 horas, uma roda de conversa na 1ª etapa do Conjunto Ceará, Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). A reunião será no auditório da Igreja Nossa Senhora da Conceição com lideranças do bairro e policiais militares do 17º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

“Os encontros dessa semana têm como objetivo trabalhar o fortalecimento da construção da cultura de paz local, interinstitucional, com representantes de vários localidades das AISs, com associações, lideranças comunitárias, comerciantes, moradores, escolas, poder público e sociedade civil, todos integrados. Realizamos diagnósticos mensais, buscando caminhos e apontando correções para trabalhar a mitigação e a resolução da redução da violência com o aperfeiçoamento da cultura de paz nessas regiões”, explica o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador da Codes.