Alunos do CMAUT realizam mergulho no naufrágio do Pecém

15 de outubro de 2021 - 12:01 # # # #

Ascom Aesp - Texto

Nessa quinta-feira (14), os oito alunos que permanecem no Curso de Mergulho Autônomo (CMAUT) realizaram um mergulho de qualificação, teste de narcose e mergulho profundo.

O mergulho foi realizado no naufrágio do Pecém, que fica há 60km da costa. O naufrágio se chama Baron Deuschmound, que foi um navio cargueiro torpediado por um submarino alemão durante a segunda guerra mundial, e possui mais de 100 metros de comprimento.

A atividade iniciou às 3h da manhã, com navegação de aproximadamente quatro horas para realização de dois mergulhos na profundidade máxima de 32 metros. Durante esses mergulhos os alunos foram submetidos ao teste de narcose, realizaram tarefas básicas e aproveitaram a excelente visibilidade e vida marinha nesse local.

A navegação de retorno foi de aproximadamente cinco horas e meia, totalizando uma operação de quinze horas no mar.

Sobre o CMAUT

O Curso de Mergulho Autônomo, conhecido como CMAUT, é uma das qualificações mais importantes e tradicionais dos Corpos de Bombeiros do Brasil. A capacitação, de 360 horas/aula, é promovida pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp/CE) sob a coordenação do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) e tem o objetivo de habilitar os participantes a desempenharem atividades de mergulhador autônomo de circuito aberto, para atuar em ocorrências de busca, resgate e salvamento aquático com baixa visibilidade, em profundidade de até 50 metros.

Ao final do curso, os bombeiros militares irão compor a Companhia de Mergulho de Resgate do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) do CBMCE.