Alunos do CMCB conquistam 17 medalhas na Olimpíada Nacional de Ciências

15 de outubro de 2021 - 12:12 # # # # # #

Ascom CMBC - Texto

Em sua terceira participação na maior olimpíada científica brasileira, os alunos do Colégio do Corpo de Bombeiros do Ceará saíram com nada menos que 17 medalhas na bagagem. Com 6 ouros, 4 pratas e 7 bronzes, o CMCB teve o maior número de medalhas entre as escolas públicas localizadas no estado do Ceará. Somadas ainda às 11 menções honrosas obtidas, os estudantes da escola encerram essa edição da ONC com 28 condecorações.

Fio condutor cósmico

A ONC é uma olimpíada que exige dos participantes a capacidade de resolução de problemas de astronomia, física, química, biologia e história. Para enfrentar esse desafio, a preparação dos alunos do CMCB usou a astronomia como fio condutor. Tanto por se tratar da matéria mais transdisciplinar do programa quanto pelo fato de ela se constituir numa disciplina obrigatória dentro da grade curricular da escola.

Foi assim que alunos do 7o ano do Ensino Fundamental ao 2o ano do Ensino Médio tiveram aulas adaptadas às exigências do programa da ONC, em que a a astronomia surgia conectada aos pontos principais do conteúdo de cada uma das disciplinas cobradas na ONC.

Aulas online e presenciais

A preparação para a olimpíada teve início logo após a Olimpíada Brasileira de Astronomia, cuja prova aconteceu no final de maio, e se estendeu por todo o período de férias, com aulas à distância. Com a chegada do segundo semestre, as aulas passaram a acontecer de forma presencial, para grupos menores e seguiram dessa forma até a véspera da prova da segunda fase, composta por duas questões discursivas de cada uma das matérias.

Ano de superação

Apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia, o saldo de conquistas foi bastante positivo para os alunos do CMCB. Só em 2021, foram 84 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia, 16 condecorações na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética, 6 na Mostra Brasileira de Foguetes, 3 na Olimpíada Brasileira em História do Brasil e 2 na Olimpíada Brasileira de Robótica.