Dia do médico: Histórias de profissionais que atuam pela população cearense na área da Segurança Pública

18 de outubro de 2021 - 16:46 # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos


Atuando na elucidação de crimes ou voando para proteger e salvar. Em alusão ao dia do médico, neste 18 de outubro, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresenta duas histórias de profissionais da segurança que trabalham com muito empenho e seriedade em prol da população cearense.

“Quando escolhemos ser médicos, assumimos o compromisso como objetivo principal das nossas vidas”. É assim que a médica perita legista lotada na Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Verbena Matos, descreve a medicina. Para ela, ser médica vai além da profissão, é uma vocação. Na data comemorativa, a profissional ressalta a importância do trabalho realizado por ela e por outros médicos na Pefoce. No local, os vestígios analisados tornam evidências irrefutáveis para a conclusão de crimes.

“Tenho muito orgulho de exercer essa profissão e aprimoro cada vez mais meu dever para fazê-lo com excelência. O nosso trabalho é de suma importância para a sociedade cearense, pois é através dele, que analisamos vestígios que corroborarão com inquéritos policiais fazendo com que a justiça seja feita de fato. Para a sociedade, isso agiliza as questões judiciais e auxilia na resolução de crimes. Trabalhamos para dar voz a quem já não tem mais voz. Procuramos evidências e, assim, comprovamos os fatos”, disse ela.

Exercendo com empenho a medicina na Pefoce há 13 anos, a profissional atua ainda fornecendo atendimento humanizado às vítimas de violência doméstica e de crimes sexuais, através do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca). Além das perícias médico-legais, os profissionais da Pefoce também desempenham o seu papel em locais de crimes e realizam análise laboratoriais que subsidiam investigações.

“Neste dia, quero deixar uma mensagem para futuros médicos. Que vocês possam trabalhar sempre comprometidos com a verdade. Dessa forma, o trabalho será feito com excelência. Tenham em mente sempre que a melhor forma de ter o trabalho reconhecido é saber que todas as perícias que fizemos tiveram êxito e ajudaram a justiça a solucionar crimes delitos”, concluiu a médica.

Sempre nas Alturas

“Voando para proteger e salvar”. É com esse lema que os profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) trabalham em prol da sociedade cearense há 26 anos. Em suas missões aeromédicas, os servidores se destacam por fornecer um suporte médico avançado.

As missões, que ocorrem em uma parceria com as secretarias da Segurança e da Saúde, são desenvolvidas por vários médicos e profissionais da saúde. Um desses servidores é lotado no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e atua nas remoções aeromédicas e inter-hospitalares dentro da coordenadoria.

“Buscamos sempre melhorar a qualidade no atendimento. Hoje, com a utilização de aeronaves que possuem UTI (unidade de terapia intensiva) aérea, além de equipamentos que auxiliam os médicos, fornecemos um transporte de qualidade. Isso possibilita uma atuação excelente em nossos deslocamentos aéreos. Dessa forma, otimizamos o tempo resposta das ocorrências e damos celeridade às ações”, destacou ele.

No dia do médico, Antônio Emílio falou sobre a alegria de exercer a profissão e sobre o reconhecimento das pessoas. Ele frisou que “é um dia que recebemos muitas felicitações e agradecimentos. Isso é muito bom. Esse reconhecimento do nosso trabalho me faz sempre refletir sobre a maneira que atuamos. Me faz refletir ainda sobre a questão humana, sobre consolar e ter empatia com os pacientes. Estaremos sempre à disposição de todos”, finalizou ele.