SSPDS realiza programação de palestras em alusão ao Outubro Rosa

18 de outubro de 2021 - 17:15 # # # # #

Ascom SSPDS

Outubro é marcado pela cor rosa. A cor faz alusão à campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A Secretaria da Segurança Pública e de Defesa Social (SSPDS) terá programação especial para o mês, com início nesta terça-feira (19), com a campanha “Prevenção é vida”, que contará com a 2ª edição do Café ConViva na sede da pasta e em suas vinculadas.

Além da iluminação do prédio com a cor do movimento, a pasta promove uma programação voltada para as profissionais das Forças de Segurança. As oficinas contam com palestra, depoimento de mulheres que superaram a doença e técnicas de relaxamento, além da ilustração das formas corretas de fazer o autoexame para detecção precoce do câncer de mama. A abertura da programação será nesta terça-feira (19), com uma roda de conversa a partir das 14 horas, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Os próximos encontros acontecem no dia 20, no auditório Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer); no dia 22, na Coordenadoria de Inteligência (Coin); no dia 25, no auditório do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE); e no dia 27, no auditório da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). As rodas de conversa ocorrem a partir das 14 horas com uma enfermeira e uma assistente social da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips), entre outros profissionais das áreas da nutrição e da fisioterapia, além de parceiros para ministrar as técnicas de autocuidado e psicoeducação.

A campanha tem apoio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips).

“Nessa edição do Café ConViva trazemos a importância do autocuidado, a prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença. Muitas mulheres necessitam de mais cuidados pela falta de prevenção. A iniciativa visa contemplar mulheres das Forças de Segurança com uma ampla programação”, explica Bruna Gadelha, psicóloga da Abips.

Autocuidado

Todas as mulheres, mesmo sem sintomas, devem realizar pelo menos uma mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos até os 69 anos, segundo o Ministério da Saúde. O câncer de mama tem cura em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial. As mulheres devem ficar atentas aos sintomas do câncer de mama, que são: aparecimento de ínguas nas axilas, modificações na forma e no tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo.

Programação do Café ConViva no Outubro Rosa

19/10

14h – Sede da SSPDS / Sala do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR)

20/10

14h – Auditório da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciopaer)

22/10

14h – Auditório da Coordenadoria de Inteligência (Coin)

25/10

14h – Auditório do Quartel Central do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE)

27/10

14h – Auditório da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce)