Teatro Dragão do Mar reabre ao público a partir desta quinta-feira (21)

19 de outubro de 2021 - 15:20 # # # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar - Texto

Em conformidade com protocolos estabelecidos em decreto estadual, apresentações presenciais de teatro adulto e infanto-juvenil serão realizadas nesta semana, mediante retirada de ingressos em plataforma virtual.

Após ensaiar uma reabertura, em novembro de 2020, com apresentações e algumas gravações de espetáculos, o Teatro Dragão do Mar retornou a fechar, em março deste ano, em virtude do agravamento da pandemia do coronavírus no Ceará. Agora, com o avanço da vacinação e a flexibilização dos protocolos sanitários, o teatro que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, reabre ao público a partir desta quinta-feira (21), com todos os cuidados necessários para preservar a saúde dos seus colaboradores e visitantes, alinhados com o decreto estadual em vigência e o protocolo setorial 17, que regulamenta a retomada em teatros, centros culturais e afins.

Retomando as atividades no espaço, no dia 21 de outubro, às 20h, a Cia. Bravia apresentará “Das que ousaram desobedecer”, espetáculo dirigido por Herê Aquino que lança luz sobre as memórias e narrativas de Rosa da Fonseca, Nadja Oliveira, Ruth Cavalcante, Helena Serra Azul, Rita Sipahi, Beliza Guedes e Jana Barroso, mulheres cearenses que lutaram contra a ditadura do Regime Militar, nos anos 60 e 70. Indicado para pessoas com idade a partir de 16 anos e acessível em Libras, o espetáculo será gratuito, mediante a retirada de ingressos na plataforma Sympla Bileto, na quarta-feira (20), a partir das 15h. Será liberado apenas um ingresso por CPF.

No domingo (24), integrando a programação “Dragão das Crianças – especial Dia das Crianças”, será a vez da meninada matar a saudade do Teatro. A partir das 17h, o Cangaias Coletivo Teatral apresentará o espetáculo “O Regresso dum Barquinho de Papel”. Também acessível em Libras, a peça aborda questões como amizade, gênero e infância. A retirada gratuita de ingressos será no site Sympla Bileto, na sexta-feira (22), a partir das 15h. Serão liberados apenas dois ingressos por CPF.

Serão disponibilizados 100 lugares para cada uma das apresentações. O código emitido pela Sympla deve ser apresentado na entrada, em até 10 minutos antes do início do espetáculo. Não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

Das que ousaram desobedecer, da Cia. Bravia

As atrizes Liliana Brizeno, Marina Brito e Marina Brizeno interpretam corajosas mulheres cearenses que fizeram oposição à ditadura militar.

Ficha Técnica
Direção: Herê Aquino
Dramaturgia: Criação Coletiva
Tratamento final da dramaturgia: Marina Brito e Herê Aquino
Atrizes: Liliana Brizeno, Marina Brito e Marina Brizeno
Musicistas: Gigi Castro e Letícia Marram
Iluminação: Aline Rodrigues
Assistente de Iluminação: Fernanda Azuka
Cenário: Herê Aquino e Klebson Alberto
Figurino: Lara Leôncio e Marina Brizeno
Maquiagem: Netinho Nogueira
Fotos: Tim Oliveira
Produção: Marina Brito

O Regresso dum barquinho de Papel, do Cangaias Coletivo Teatral

Uma criança vive com a sua bisavó e uma cadelinha em um vilarejo sem água e sem outros habitantes. Quando ela encontra um misterioso bicho gigante no meio da mata, tanto a sua vida quanto o vilarejo passam por mudanças e descobertas.

Ficha técnica:
Gabi Gomes – atriz e produtora
Mila Frota – contrarregra
Lucas Gomes – ator
Luis Carlos Shinoda – ator e diretor
Mila Frota – operação de som
Raí Santorini – iluminador

Protocolos e orientações sobre o acesso

Todos os cuidados seguem reforçados para preservar a saúde dos colaboradores e frequentadores do Teatro Dragão do Mar. Além do uso obrigatório de máscara, os visitantes devem manter o distanciamento mínimo um metro, dentro e fora das salas, salvo casais ou grupo de até quatro pessoas da mesma família. Embora esteja liberada a ocupação da sala em até 80% da sua capacidade, para preservar o distanciamento mínimo de um metro, será mantida a limitação de até 100 assentos. É disponibilizado álcool em gel 70% na entrada. Ficam dispensadas do uso obrigatório de máscaras de proteção as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, bem como crianças menores de 3 anos de idade.

O código emitido pela Sympla deve ser apresentado na entrada, em até 10 minutos antes do início da sessão. Não será permitida a entrada após o início da sessão. Somente será permitida a entrada de crianças acompanhadas de adultos. Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no interior do Teatro.

Serviço

Retorno Presencial do Teatro Dragão do Mar
Data: A partir de 21 de outubro de 2021 (quinta-feira)
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema.

Das que ousaram desobedecer, da Cia Bravia
Dia 21, às 20h, no Teatro Dragão do Mar. 60min. 16 anos. Acesso gratuito.

O Regresso dum Barquinho de Papel, do Cangaias Coletivo Teatral
Dia 24, às 17h, no Teatro Dragão do Mar. 45min. Livre. Acesso gratuito

Acesso gratuito mediante retirada de ingressos no site Sympla Bileto
Capacidade: 100 lugares

Mais informações: www.dragaodomar.org.br