Codes/SSPDS promove reuniões de enfrentamento à violência em cidades da Região Metropolitana

20 de outubro de 2021 - 16:42 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), dando continuidade às reuniões de fortalecimento da rede de enfrentamento à violência e de propagação de uma cultura de paz por meio de ações compartilhadas nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Estado, promoveu nessa terça-feira (19) dois encontros em cidades distintas da Região Metropolitana de Fortaleza. Pela manhã, o diálogo aconteceu em Maracanaú (AIS 12), e na parte da tarde, foram assistidas as comunidades dos municípios de Guaiúba, Maranguape e Pacatuba (AIS 24).

Em Maracanaú, a reunião contou com o apoio do 14º Batalhão da Polícia Militar do Ceará e foi realizada no Colégio da Polícia Militar Tenente Mário Lima, com representantes das Forças de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo dos Bombeiros), de órgãos da Prefeitura de Maracanaú (Secretaria de Educação e do Meio Ambiente), de professores e representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS).

“Foram discutidos vários assuntos da segurança pública e de defesa social das comunidades. Nesses encontros, procuramos fazer valer o direito do cidadão, que ele tenha voz. Defendemos que todos os órgãos envolvidos são corresponsáveis por uma segurança pública de qualidade. Por isso, são apresentadas as demandas locais para que elas sejam atendidas nesses fóruns de integração em prol da disseminação de uma cultura de paz e do bem-estar social das comunidades, dos bairros e dos municípios”, destacou a capitã Sâmila Ribeiro, orientadora da Célula de Suporte de Defesa Social da Codes.

Presidente do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) Piratiniga/Coqueiral, em Maracanaú, Berenice Ferreira destacou a relevância do encontro: “Essas reuniões são de suma importância, porque temos contato direito com os representantes dos órgãos da segurança pública e também dos órgãos municipais. Levamos diretamente nossas reivindicações em busca da solução dos problemas de cada bairro”, frisou.

Maranguape

Representantes das Forças da Segurança e da sociedade civil dos municípios de Guaiuba, Maranguape e Pacatuba, que fazem parte da AIS 24, se fizeram presente na tarde dessa terça-feira, no Centro de Referência da Mulher (CRM), no bairro Novo Maraguape, para participar do encontro de fortalecimento da rede de enfrentamento da violência nesse território, promovido pela Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da SSPDS.

À frente do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) do Novo Maranguape, Genivaldo Pereira defende que a iniciativa é um importante momento de integração das comunidades com os representantes do sistema da Segurança Pública do Estado, das prefeituras e da sociedade civil. “Essa aproximação possibilita que nossas causas sejam atendidas, trazendo assim mais segurança para nossas comunidades e garantia de que nossas demandas socais também possam ser resolvidas”, destacou.