Primeiro Hackathon Cogerh/UFC vai premiar melhores soluções no âmbito da gestão dos Recursos Hídricos

21 de outubro de 2021 - 15:27 # # # # # #

Ascom Cogerh - Texto

O Hackathon estimula a criação de soluções inovadoras e empreendedoras a partir de problemas reais da Cogerh

Já se encontram abertas, até o dia 25 de outubro, as inscrições para o I Hackathon COGERH-UFC, parceria da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) com a Universidade Federal do Ceará (UFC) . A competição vai premiar as melhores soluções para dois desafios lançados pela Cogerh à comunidade acadêmica. Podem participar da competição estudantes e servidores da Universidade, além de colaboradores da Cogerh.

Durante a competição ocorrem atividades de capacitação e de mentoria on-line para que as equipes modelem, de forma conjunta, as propostas de soluções aos desafios abordados. A competição será norteada tendo em vista duas situações advindas de problemas reais da Cogerh.

São elas: Implantação de sistemas de vigilância eletrônica em áreas isoladas, de difícil acesso/comunicação, com baixo custo de instalação, operação e manutenção; e um modelo capaz de estimar o consumo hídrico das superfícies exploradas com agricultura irrigada, por meio do sensoriamento remoto, para um aprimoramento da medição e da fiscalização em uma área predeterminada pela Cogerh.

O presidente da Cogerh, João Lúcio Farias, celebrou a parceria com a comunidade acadêmica e prospectou bons resultados. “Esta já é a quinta parceria com Universidade, sendo a primeira no formato de Rackathon. Sem dúvidas um salto seguro em termos de inovação e conhecimento científico”, disse durante evento informativo realizado para os funcionários da companhia na última terça-feira (19).

Para participar, o colaborador da Cogerh deve ter curso de formação e/ou experiência nas áreas dos desafios, além de informar sua motivação para participar da competição. O candidato também deve ter disponibilidade para participar nos dias e horários definidos. A seleção dos inscritos será feita pelo Diretor da área de cada desafio.

O I Hackathon COGERH-UFC é promovido pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional (PROINTER), em parceria com o Centro de Empreendedorismo da UFC (CEMP/UFC).

Inscrições e Premiação

O I Hackathon COGERH-UFC acontecerá entre os dias 03/11 à 01/12. A premiação destinada aos 1º, 2º e 3º colocados da Companhia oferece a participação em Congresso ou Seminário (Feira/ Workshop/Exposição) de âmbito nacional com inscrição, passagens e diárias pagas. Para membros da comunidade acadêmica, a competição destinará uma premiação total de R$ 20 mil, para os três primeiros colocados.

O detalhamento da participação de estudantes e professores da UFC está disponível aqui. Já os servidores da Cogerh farão inscrição mediante preenchimento de formulário interno.