5ª Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é destaque no CCBJ

22 de outubro de 2021 - 17:04 # # # # # # #

Isabel Mayara - Ascom CCBJ - Texto e Foto

Evento acontece de 26 a 29 de outubro, com ações presenciais e virtuais para todas as idades. Entre elas a nomeação da Biblioteca Cristina Poeta. As atividades virtuais acontecem nas redes sociais do Centro Cultural Bom Jardim (YouTube, Instagram e Facebook)

A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) recebe nomeação para Biblioteca Cristina Poeta, em solenidade especial presencial, no dia 26/10, a partir das 14h no CCBJ. A cerimônia de nomeação dá início a programação da  5º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca Cristina Poeta, que segue com uma série de atividades virtuais e presenciais destinada a todas as idades e amantes das artes literárias.

Na ocasião da solenidade de nomeação, que será exclusiva para convidados (as), devido os protocolos de sanitários, estará presente autoridades e representantes do cenário cultural do Estado, como: o Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; Coordenadora de Artes e Cidadania Cultural (Secult/CE), Valéria Cordeiro; Diretora Presidente do Instituto Dragão do Mar (IDM), Rachel Gadelha; Coordenadora de Livro, Leitura e Bibliotecas (Secult/CE), Goreth Albuquerque; Gestor do CCBJ, Levi Nunes; viúvo da Cristina Poeta, Daniel Santos; Gestora da Ação Cultural, Lili Aragão, Bibliotecária Jéssica Sousa e uma representação da gestão compartilhada, Ícaro Amorim. A cerimônia ocorrerá no pátio do CCBJ, com a presença das pessoas convidadas e respeitando protocolos sanitários vigentes. Os melhores momentos dessa atração especial de abertura, poderá ser conferido em breve no site (www.ccbj.org.br) e nas redes sociais do CCBJ.

A gerência da Ação Cultural do CCBJ, Lili Aragão fala sobre como o equipamento está em vibração com a nomeação da Biblioteca e com esta programação especial. “Estamos em ritmo de retomada das atividades presenciais, seguindo os devidos cuidados, aliando com as ações virtuais. E nesse cenário estamos muitos satisfeitos e honrados em nomear a nossa Biblioteca tecendo essa homenagem a Cristina Poeta que nos é uma referência muito importante para o Grande Bom Jardim e para o Ceará”.

Biblioteca CCBJ passa a ser Biblioteca Cristina Poeta

O CCBJ homenageia uma mulher que contou uma história de resistência e luta e que sempre pautou a valorização da literatura, da leitura e da cultura. Ela teve uma ligação especial com o CCBJ, lutando por causas e escrevendo sobre temas próximos à realidade em que o público da Biblioteca do CCBJ esteve inserido. Honrando a trajetória dessa mulher, a Biblioteca CCBJ passará a se chamar  Biblioteca Cristina Poeta.

Há quase 15 anos a biblioteca é um espaço aberto à comunidade

Inaugurada no mesmo ano do Centro Cultural Bom Jardim, em 2006, a Biblioteca atende uma média anual de público, presencial, em torno de 5.100 pessoas, e no online, esse público aumenta para, em média, 8.345. Em 2019, o Programa Sombrinha Literária colocou a Biblioteca como a única biblioteca cearense finalista da 4 ° edição do Prêmio do Instituto Pró Livro (IPL) – Retratos da Leitura, na categoria Bibliotecas – Públicas e Comunitárias. Também no ano de 2019, a nossa Biblioteca firmou parceria para participar do Programa Recode Bibliotecas, um programa nacional de estímulo à transformação social, digital e tecnológica de comunidades através do protagonismo dos espaços de leituras. Vimos nesta parceria uma possibilidade de fornecer, especialmente aos jovens do território cursos de formação tecnológica nas áreas de programação, gestão, empregabilidade, sistemas web, marketing digital, entre outros, de forma online, totalmente gratuitos e com direito a certificação, através da Plataforma Recode.

Em 2021, participamos do 12º Seminário Internacional Biblioteca Viva no Youtube do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo sobre Bibliotecas no Mundo Digital. Ainda em 2021 a parceria feita com o Programa Recode Bibliotecas resultou na conquista de uma Biblioteca Digital pela Tocalivros, plataforma brasileira de audiolivros e ebooks, com duração até abril de 2022.

Atualmente, devido a pandemia da Covid-19, estamos realizando apenas o serviço de empréstimo digital, onde temos mais de cinquenta pessoas cadastradas na nossa Biblioteca Digital. Esse público é formado, majoritariamente, por mulheres, na faixa etária de 21 a 30 anos. Há mais empréstimos de audiolivros em relação aos e-books, com mais de setenta e nove horas de reprodução lidas / escutadas e quase cem empréstimos de e-books. As categorias mais lidas vêm sendo ciência e conhecimento, seguida por literatura e infanto juvenil. Esse perfil de público alcançado através da Biblioteca Digital reforça os objetivos da Biblioteca de disponibilizar recursos informacionais em plataformas diferentes, além de proporcionar ao público experiências diversas de acesso ao livro e a leitura, podendo assim, ser mais uma forma de incentivar a leitura.

A Biblioteca promove dois eventos literários no ano, em Março, temos a Semana Literária e, em Outubro, a Semana do Livro e da Biblioteca, que celebram, incentivam e discutem temas da literatura, leitura, livro e bibliotecas trazendo discussões e atividades relacionadas às temáticas, além da oferta de produtos e serviços.

De 2006 até agora, realizamos diversas atividades com a presença de personalidades da literatura, tais como Nina Rizzi, Roberta Kaya, Estrela Ruiz Leminski, Carlinhos Perdigão, Bete Pacheco, Edvaldo Batista, Grupo Recontar, Rebeka Lúcio, Cia de Teatro Trupe do Riso, Kah Dantas, Marcos de Sá, Costa Senna, Paula Yemanjá, Oswald Barroso, entre outras personalidades.

A realidade da Biblioteca Cristina Poeta é a da adaptação às mudanças que ocorrem ao longo do tempo. Com novas necessidades informacionais percebidas e também a vontade de inovar e firmar parcerias para que seja possível sempre estar ao alcance da nossa missão. Surgem os desafios e seguimos sempre em busca de nos atualizar e proporcionar o destaque necessário que a Biblioteca necessita e tem potencial.

5º SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

As atividades acontecem  nas redes sociais do Centro Cultural Bom Jardim. A Biblioteca Cristina Poeta, do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza entre os dias 26 a 29 de Outubro a 5º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca Cristina Poeta.

“Instituída pelo Decreto n° 84.631, de 09/04/80, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca começa no dia 23/10 e prossegue até o dia 29 deste mês. O objetivo da data é o de incentivar a leitura e a construção do conhecimento através da difusão do livro, da informação e do acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. Além disso, a comemoração visa, também, divulgar a profissão do bibliotecário e possibilitar a atualização e o desenvolvimento deste profissional.” Por isso, a Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim terá sua 5º Semana do Livro e da Biblioteca de 26.10 a 29.10 com uma variedade de atividades, começando com chave de ouro, com a solenidade de nomeação da biblioteca, essa jovem de quase 15 anos será homenageada com o nome de uma mulher periférica, cordelista e ativista dos direitos das pessoas em situações mais vulneráveis. A agora Biblioteca Cristina Poeta traz, em sua 5ª Semana do Livro e da Biblioteca, sarau, contação de história, encontro com ilustradora, bate papo e muitos mais, abordando temáticas como a luta das bibliotecas comunitárias, Agenda 2030 da ONU e Bibliodiversidade.

PROGRAMAÇÃO

DIA 26/10 – TERÇA-FEIRA

ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

RELEASE: Iniciamos a nossa 5º Semana Nacional do livro e da Biblioteca com a Cerimônia de Nomeação da Biblioteca Cristina Poeta. Um momento de muita felicidade para a nossa instituição. Para celebrar esse momento contamos com a presença do: Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; Coordenadora de Artes e Cidadania Cultural – Secult/CE, Valéria Cordeiro; Diretora Presidente do Instituto Dragão do Mar-IDM, Rachel Gadelha; Coordenadora de Livro, Leitura e Bibliotecas- Secult, Goreth Albuquerque; Gestor do CCBJ, Levi Nunes; viúvo da Cristina Poeta, Daniel Santos; Gestora da Ação Cultural, Lili Aragão, Bibliotecária Jéssica Sousa e uma representação da gestão compartilhada. Na ocasião também haverá exposição do acervo Cristina Poeta e apresentações artísticas com poesia e música. A cerimônia ocorrerá no pátio do CCBJ respeitando os protocolos sanitários vigentes.

Serviço

ABERTURA DA SEMANA NACIONAL DO LIVRO E DA BIBLIOTECA

Quando: 26/10 às 14h

Onde: Biblioteca Cristina Poeta do Centro Cultural Bom Jardim.

ENCONTRO COM LIVRO: ILUSTRADORA MARCILENE DAMASCENO

RELEASE: O Encontro com o Livro tem como convidada a ilustradora Marcilene Damasceno. Nesse encontro conversaremos sobre o trabalho de ilustração em livros infantis, os desafios e o processo criativo para ilustrar. A mediação será com Jéssica Sousa. O Encontro será transmitido via Instagram do CCBJ, às 18h. Classificação livre.

Marcilene Damasceno (@marcilenedamasc) é formada em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente trabalha como designer, motion designer e ilustradora. Suas principais áreas de estudo e de atuação é audiovisual, técnicas de animação digital e ilustração digital.

Entre os anos de 2016 e 2020 foi assistente de audiovisual no Instituto UFC Virtual da Universidade Federal do Ceará, designer no Centro Cultural Grande Bom Jardim e no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, estando atualmente na Lead Dell Fortaleza, onde é bolsista de motion design. Além disso, também trabalha como freelancer desenvolvendo projetos de animação digital e de ilustração para livros infantis.

Mediação: Jéssica Sousa é especialista em gestão estratégica de unidades de informação, graduada em biblioteconomia pela UFC e atualmente bibliotecária na Biblioteca Cristina Poeta.

Serviço

ENCONTRO COM LIVRO: ILUSTRADORA MARCILENE DAMASCENO

Quando: 26/10 às 18h

Onde: Ao vivo no Instagram do CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

DIA 27/10 – QUARTA -FEIRA

BIBLIOTECAS E AGENDA 2030: UM ALINHAMENTO ESSENCIAL, COM ADRIANA FERRARI, VICE-PRESIDENTE DA FEBAB

RELEASE: Para essa conversa, convidamos a Adriana Ferrari, que é vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (@febab.federacao), Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA.  Nesse encontro conversaremos sobre o que é a Agenda 2030, quais as atribuições das bibliotecas para o cumprimentos dos objetivos e como as bibliotecas podem inserir Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em suas ações e políticas. A mediação será com Amanda Ribeiro. O encontro será transmitido via Youtube do CCBJ, às 19h30. Classificação livre.

Adriana Ferrari (@adriana.ferrari.3998) é Vice-Presidente da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB) e Membro do Comitê de Bibliotecas Públicas da IFLA. Bibliotecária, com Especialização pela PUC- Campinas em Sistemas de Informação, MBA em Gestão da Qualidade pela Escola Politécnica da USP. Diretora Técnica da Biblioteca “Florestan Fernandes” da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), no período de 1996 a 2002, e do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), no período de 2002 a 2007, ambos da USP. Atualmente é Chefe Técnica da Biblioteca Florestan Fernandes da FFLCH/USP.

Mediação: Amanda Ribeiro é graduada em biblioteconomia pela UFC e, atualmente, é auxiliar na Biblioteca Cristina Poeta.

Serviço

BIBLIOTECAS E AGENDA 2030: UM ALINHAMENTO ESSENCIAL, COM ADRIANA FERRARI, VICE-PRESIDENTE DA FEBAB

Quando: 27/10 às 19h30

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 28/10 – QUINTA -FEIRA

EU QUERIA SER LIDO PELOS RICOS – UMA LEITURA COMENTADA DO SARAL 3, POR TALLES AZIGON (14 anos)

RELEASE: Nesta programação o poeta e editor Talles Azigon apresenta uma leitura comentada de alguns poemas do seu mais recente trabalho, o Saral 3, livro que conclui a trilogia saral, obra de relevada importância na cena da literatura marginal periférica do Ceará e do Brasil. O vídeo é dividido em 3 ciclos com leitura de 3 poemas em cada, seguindo com um comentário relacionado às obras.

Talles Azigon – Poeta, Editor, Produtor de Eventos Literários e Mediador de Leituras. Possui destacado trabalho no campo da Literatura, Juventude  e Periferia. Criador da Livro Livre Curió, biblioteca  comunitária. Seu trabalho poético inclui 5 livros publicados. Como editor, organizou a Antologia Ruma – Poemas de Saraus, que reúne realizadoras de saraus periféricos do Ceará, e  que foi lançada na Bienal Internacional do Livro do Estado. Além  de mais de 50 livros editados por sua editora, que criou com dois  amigos, a Substância.  Também foi um dos criadores e é curador do Festival da Poesia de Fortaleza, e será o curador da próxima Bienal Internacional do Livro do Ceará, ao lado de Conceição Evaristo.

Mediação: Jéssica Sousa é especialista em gestão estratégica de unidades de informação, graduada em biblioteconomia pela UFC e atualmente bibliotecária na Biblioteca Cristina Poeta.

Serviço

EU QUERIA SER LIDO PELOS RICOS – UMA LEITURA COMENTADA DO SARAL 3, POR TALLES AZIGON

Quando: 28/10 às 14h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

“BIBLIODIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE ACERVO E MEDIAÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA NAS BIBLIOTECAS” COM CARINE SOUZA E CAMILA ARAÚJO DO COLETIVO MULHERES NEGRAS NA BIBLIOTECA (LIVRE)

RELEASE: Nesse encontro será conversado sobre o filme Kbela, baseado no texto que foi publicado no livro “Flupp- 43 novos autores” e sobre formação de acervo em que seja possível a mediação de expressões culturais diversas e a mediação de leituras. A mediação será com Amanda Ribeiro. A conversa será realizada via Google Meet gravado para posterior postagem no Youtube do CCBJ, com abertura de inscrições, das 18h às 19h30.

Camila Araújo é moradora de Cidade Tiradentes, militante pelos Direitos Humanos, leitora voraz e, às vezes (movida pelo amor aos livros), poeta e minicontista. Graduada em Biblioteconomia pela USP e coordenadora de projetos no coletivo Mulheres Negras na Biblioteca, busca constantemente desenvolver atividades sobre leitura e relações étnico- raciais.

Carine Souza é revisora e preparadora de textos, certificada pela Universidade São Judas Tadeu e pela Universidade do Livro (Editora Unesp), onde também cursou produção editorial. Tem formação técnica em biblioteconomia e estuda Letras. É produtora cultural e idealizadora do Mulheres Negras na Biblioteca (@mulheresnegrasnabiblio), um projeto cujo objetivo é tornar notável a importância da inclusão de obras de autoras negras nos acervos das bibliotecas

Mediação: Amanda Ribeiro é graduada em biblioteconomia pela UFC e, atualmente, é auxiliar na Biblioteca Cristina Poeta/CCBJ.

Serviço

“BIBLIODIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE ACERVO E MEDIAÇÕES DE INCENTIVO À LEITURA NAS BIBLIOTECAS” COM CARINE SOUZA E CAMILA ARAÚJO DO COLETIVO MULHERES NEGRAS NA BIBLIOTECA.

Quando: 28/10 às 18h

Onde: No Google Meet. Link de acesso será enviado aos inscritos por e-mail.

Inscrições: https://forms.gle/6SRNDEGp589UiMxLA

DIA 29/10 – SEXTA -FEIRA

INVISIBILIZADAS DO CARIRI, POR ELISABETE PACHECO (LIVRE)

RELEASE: Invisibilizadas do Cariri é uma sessão de contos onde apresentamos três mulheres que viveram no Cariri em épocas diferentes, cada uma delas tinha um ofício distinto, Maria do Barro Cru era uma artista que embelezava as feiras da região, Maria Caboré, a louca que contou versos e rimas pelas ruas do Crato e Mamãe Anja que pela fé criou um grupo de homens que pregavam o fim do mundo e a bondade para com o próximo. Mulheres de vidas marcantes que chegam aos ouvidos do público pela arte da palavra.

BETE PACHECO (@bete.pacheco01): Narradora oral, educadora e produtora cultural, formada em Pedagogia pela URCA – Universidade Regional do Cariri e pós-graduada em Gestão Escolar. É idealizadora da Mostra Nacional de Contadores de Histórias Nas Terras do Cariri, coordenadora da Escola de Narradores( Fortaleza e Cariri) coordenadora do Núcleo de Contação de Histórias – Território da Palavra do Coletivo Camaradas no Crato e, membro da Rede de Contadores de Histórias do Cariri. Realiza atividades como contadora de histórias e formadora de professores em várias cidades da região do Cariri no Ceará, há mais de uma década.

Serviço

INVISIBILIZADAS DO CARIRI, POR ELISABETE PACHECO (LIVRE)

Quando: 29/10 às 14h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

SARAU BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS E A LUTA POR ESPAÇOS DE ATUAÇÃO

RELEASE: Encerrando a 5º Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, contamos com o sarau ‘Bibliotecas comunitárias e a luta por espaços de atuação’, com a articulação de Raphael Montag, da Biblioteca Viva (@bibliotecavivaoficial).

Raphael Montag (@raphaelmontagr) é editor, produtor cultural, educador social, professor e tradutor. Estudante do curso de filosofia da Universidade Estadual do Ceará. Idealizador e coordenador da Biblioteca Viva, biblioteca comunitária localizada no Barroso. Criador e Colaborador da Revista A Biblioteca de Dia sobre leitura, livro e o universo presente nas bibliotecas.

Serviço

SARAU BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS E A LUTA POR ESPAÇOS DE ATUAÇÃO

Quando: 29/10 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ