Horizonte ganha novo Centro de Educação Infantil

22 de outubro de 2021 - 13:46 # # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Ariel Gomes - Fotos

Unidade tem capacidade para atender 208 crianças de 0 a 5 anos. Com este, já são 67 equipamentos entregues pelo Governo do Ceará

As famílias de Horizonte, município da Região Metropolitana de Fortaleza, receberam, nesta sexta-feira (22), mais um Centro de Educação Infantil (CEI). A entrega foi conduzida pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, com a presença do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, e da secretária-executiva de Gestão da Rede Escolar da Secretaria da Educação, Oderlânia Leite, e demais autoridades.

O CEI integra o pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará, política pública estadual idealizada pela primeira-dama. Nesse sentido, o equipamento oferece oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento integral para as crianças em um ambiente adequado. Ao todo, o Governo do Ceará, por meio do Mais Infância, já entregou 67 Centros à população cearense.

“Recentemente, o governador esteve aqui inaugurando uma escola grande para adolescentes. Tudo isso são conquistas, talvez, a maior conquista desse município. Porque eu sempre coloco que a maior riqueza de uma nação, estado e município são as pessoas. Se nós temos crianças bem educadas e adolescentes na escola em tempo integral e capacitação, o município só tem a crescer. Então é trabalhar o presente e futuro dos nossos municípios. Muito obrigada Nezinho pela parceria e entendimento que a educação é transformadora”, afirmou Onélia Santana, destacando o desempenho do Ceará no recente levantamento do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (Ioeb), em que o Estado é o segundo principal do Brasil e possui 18 das 20 escolas com maiores notas.

O CEI Maria do Carmo de Oliveira fica localizado no Centro da cidade e tem capacidade para atender 208 crianças de 0 a 5 anos de idade. Com esta, já são três unidades implantadas pela atual gestão estadual no município de Horizonte, em parceria com a gestão municipal. Os outros dois CEIs de Horizonte estão situados nas comunidades de Malcozinhado e Canavieiras dos Pinheiros.

O espaço é sinônimo de tranquilidade para as mães como a cozinheira Amanda dos Santos, 36, que reside no bairro Centro. “Agora ficou muito bom e mais fácil. Eu tenho outro filho mais novo que fica com a minha mãe, e o Caio vem para cá, um lugar onde ele aprende e é seguro para ele”, comemorou.

O equipamento dispõe de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. As crianças também recebem refeições diárias e todo o material: fardamento escolar, mochila, kit pedagógico e material de higiene para uso no Centro. A educação ambiental também é estimulada no CEI.

“A educação não anda só com o cognitivo, conta principalmente com o emocional, o acolhimento e a socialização de crianças com outras crianças. Através do brincar a gente compreender muito isso e desenvolver cada vez mais as crianças cearenses”, complementou Onélia.

Para construir, mobiliar e equipar o espaço, foram investidos R$ 1.739.395,65 do Governo do Ceará, além de contrapartida do município. No total, Horizonte conta 10 Centros, algumas unidades foram entregues em gestões anteriores. “Está é a décima. Agora, nas últimas reuniões com o governador Camilo Santana, ele fez uma parceria meio a meio, e nós vamos concluir mais duas, ficaremos com 12 iguais a essa: uma no bairro do Pica-Pau e outra no Mangueiral”, anunciou Nezinho Farias, que fez questão de enaltecer os investimentos do Governo do Ceará em todas as áreas no município.

 

Ouça

A primeira-dama, Onélia Santana, destacou a importância da parceria com os municípios para viabilizar o funcionamento de Centros de Educação Infantil para atender as crianças que mais precisam.

A professora Onélia Santana destacou a importância da parceria com o município que está beneficiando diretamente ao povo de Horizonte e a todo o Ceará.