Forças de Segurança realizam ofensiva em feira na Parangaba e apreendem mais de 200 animais silvestres e medicamentos

25 de outubro de 2021 - 14:49 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Uma ação de combate a crimes ambientais, realizada por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com o apoio da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), resultou nas apreensões de mais de 200 animais silvestres e na prisão de um homem que vendia medicamentos sem autorização em uma feira que ocorria no bairro Parangaba – Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Na ofensiva, quatro pessoas também foram conduzidas à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade especializada da PC-CE, onde foram autuadas em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.

O trabalho policial iniciou logo após uma operação com o intuito de combater o comércio ilegal de animais silvestres ser deflagrada pelo Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA). Apurações apontavam que indivíduos comercializavam os bichos em uma feira do bairro. Durante a ofensiva, 205 animais da fauna silvestre foram apreendidos e quatro pessoas foram conduzidas para a DPMA. Na delegacia, um TCO foi lavrado por crime ambiental para os quatro conduzidos.

Ainda durante a ação, Márcio de Castro Araújo, 51, foi preso em flagrante por vender medicamentos sem autorização. Com ele, cerca de 400 comprimidos diversos e 78 comprimidos de remédios de uso controlado de antidepressivos, ansiolíticos e antibióticos foram apreendidos. Ele foi autuado pela autoridade policial no Artigo 33 da Lei de Entorpecentes pelo crime de venda de medicamentos sem registro. Os animais apreendidos estão sob a responsabilidade de dois biólogos colocados como depositários fiéis (atribuição dada a alguém para guardar um bem durante um processo judicial). Assim que estiverem aptos, os animais serão devolvidos para a natureza.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da SSPDS, ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3247-2630, da DPMA. O sigilo e o anonimato são garantidos.