Nove municípios cearenses serão beneficiados com as obras do Ramal do Apodi

25 de outubro de 2021 - 12:07 # # # #

Ascom SRH

As obras do Ramal do Apodi foram liberadas, na última quarta-feira (20), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. A obra levará as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para municípios do Ceará, da Paraíba e do Rio Grande do Norte.

O empreendimento, orçado em R$ 1,77 bilhão, beneficiará 48 municípios do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. No Estado do Ceará serão beneficiados: Aurora, Baixio, Cedro, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Lavras da Mangabeira, Umari e Várzea Alegre. A previsão é que a estrutura seja construída em quatro anos a partir da assinatura da ordem de serviço. Ao todo, 750 mil pessoas serão beneficiadas.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, o Ramal do Apodi diminuirá do caminho das águas do São Francisco para o Castanhão. “Em vez da água percorrer 300km através do Rio Salgado e Rio Jaguaribe ela ira percorrer 168 km, aumentando ainda mais a eficiência das águas. Nesse cenário, com a conclusão da obra estadual do Cinturão das Águas, poderemos enviar as águas para o Rio Cariús, desaguando do Orós. No futuro teremos dois caminhos de entrada das águas no Ceará”.

O Ramal do Apodi/Salgado é o trecho final do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco e terá 115,3 quilômetros de extensão. A água será transportada por gravidade a partir do Reservatório Caiçara, na Paraíba, até o Reservatório Angicos, já no Rio Grande do Norte. A vazão será de 40 m³ por segundo até o quilômetro 26, de onde deriva o Ramal do Salgado, que levará as águas para o estado do Ceará. Após essa derivação, a vazão será de 20 m³ por segundo.

Cento e setenta mil pessoas de nove municípios cearenses serão beneficiadas por mais esse trecho do Projeto de Integração do Rio São Francisco. É esperado que a infraestrutura possibilite o aumento da segurança hídrica da irrigação já desenvolvida e a expansão da agricultura irrigada na região da Chapada do Apodi, na fronteira do Ceará com o Rio Grande do Norte.