Agricultores familiares de Mauriti são contemplados com projeto de irrigação

26 de outubro de 2021 - 14:50 # # # #

Erivelton M. Celedônio - Ascom SDA - Texto e fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, deu início à instalação de 53 Projetos de Irrigação em Minha Propriedade (PIMP) no município de Mauriti, na região do Cariri. A ordem de serviço foi assinada pelo secretário Francisco De Assis Diniz durante solenidade no Parque de Exposições José Morais de Oliveira no último sábado (23).

Segundo o secretário de agricultura da cidade, Paulo Gomes, o objetivo deste programa é beneficiar produtores familiares que não disponham de nenhum sistema de irrigação, mas tenham alguma fonte hídrica com outorga para que seja possível instalar o equipamento que é capaz de irrigar até um hectare. “O PIMP poderá ser utilizado para fruticultura, horticultura e até mesmo para pastagem animal. A ideia é permitir uma sustentabilidade nos períodos mais críticos e aumentar a produção rural do Estado”, comentou.

O equipamento é concedido pelo Estado com um rebate de 50%, carência de dois anos e pagamento facilitado em cinco anos sem juros e sem correção monetária e segundo a empresa as obras terão início ainda esta semana na cidade de Mauriti.

Para o prefeito em exercício João Paulo Furtado, trata-se de um marco histórico, para a Agricultura Familiar e para a irrigação das pequenas propriedades rurais do município de Mauriti. “Nós ficamos extremamente felizes por mais esta conquista para os agricultores do município, pois nós sabemos que sem eles a economia da cidade não anda. Agradeço demais a parceria com a SDA e os investimentos que chegam através desta importante pasta”, frisou o prefeito.

O secretário De Assis ressaltou que “serão implantados projetos produtivos com kits de irrigação para produção de forragem, frutas, hortaliças, tubérculos e grãos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional da população beneficiada”.