Emprego em alta: mais de 13 mil novos postos de trabalho criados no Ceará, em setembro

26 de outubro de 2021 - 15:39 # # # #

Ascom IDT - Texto
Tatiana Fortes - Ascom Casa Civil - Fotos

No comparativo entre a geração de empregos formais no Nordeste, o Ceará registra o terceiro maior resultado da região

Mantendo a trajetória de crescimento, pelo sexto mês consecutivo, o Ceará registrou mais uma ampliação de postos de trabalho, com 13.667 novas vagas criadas, decorrentes da relação entre o número de contratações com carteira assinada (47.068), que superou o de demissões (33.401). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e foram divulgados nesta terça-feira (26), pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

No mês em análise, o nível do emprego formal teve oscilação (1,11%) e atingiu o total 1.248.481 empregos com carteira assinada, no Ceará. Embora todos os setores tenham apresentado saldos positivos, o resultado foi puxado, principalmente, pela geração de postos de trabalho nos serviços (5.128), seguido pela indústria (3.821) e comércio (2.873).

No acumulado do ano, o saldo entre contratações e desligamentos no mercado de trabalho cearense ficou positivo em 75.376 empregos, mantendo o estado como o segundo maior gerador de postos de trabalho na região Nordeste, em 2021, atrás somente do saldo da Bahia (109.999).

“Tivemos um saldo positivo de empregos gerados no estado de mais de 75 mil novas colocações de trabalho, que para nós é um marco, uma vez que o ano de 2010, que foi o ano que registrou o melhor número relativo à geração de empregos, nós chegamos a um patamar de 72 mil empregos, naquela época. Então esses indicadores são um testemunho de que, de fato, nós estamos no caminho correto, da geração do emprego e renda para população cearense,” afirmou o secretário-executivo do Trabalho e Empreendedorismo da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Kennedy Vasconcelos.

Para o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), Vladyson Viana, “os dados do CAGED mostram que a economia do Ceará está consolidada e que todos os trabalhadores cearenses podem ter esperança em dias melhores, com mais oportunidades. Para isso, estamos ofertando, em toda nossa rede do IDT/SINE, diariamente, mais de mil vagas de emprego abertas, especialmente no setor de serviços, considerando a sazonalidade do final de ano”.

Em termos territoriais, a geração de empregos continua concentrada na capital cearense, Fortaleza (5.743), seguida por Sobral (1.155), Caucaia (780) e Maracanaú (518).