Russas e Choró recebem investimentos em segurança viária através do Programa Sinalize

27 de outubro de 2021 - 14:12 # # # # # #

Fhilipe Augusto e Lúcio Filho - Ascom Casa Civil
Tatiana Fortes - Fotos

As intervenções do Programa Sinalize, do Governo do Ceará, chegaram aos municípios de Russas e Choró. Na manhã desta quarta-feira (27), o governador em exercício, Evandro Leitão, assinou a ordem de serviço para que seja iniciado o trabalho de pavimentação e sinalização de vias de trânsito urbano das duas cidades. Serão 40.000 m² de asfalto no total. O prazo de execução das obras é de 360 dias.

Em Russas, Evandro Leitão ressaltou o papel do município para a região e o merecimento da população em receber essas benfeitorias. “É um município polo, que vem se desenvolvendo ao longo dos anos e merece toda a atenção. Os investimentos em pavimentação vão mudar a realidade, promovendo mais segurança e conforto. São obras que impactam na vida das pessoas. São quase R$ 200 milhões investidos nos 183 municípios do Ceará, tirando Fortaleza”, destacou.

O serviço de aplicação do asfalto começa no município já na noite desta quarta-feira. O chefe em exercício do Executivo estadual lembrou, ainda, que Russas irá receber um Centro de Educação Infantil nos próximos meses, um entreposto da Ceasa, além da inauguração do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe, que fica localizado em Limoeiro do Norte, mas atenderá moradores de Russas e de toda a região.

No município russano, o Estado vai aplicar 30.000 m² de asfalto, mais sinalizações horizontais e verticais. O prefeito Sávio Gurgel ressaltou o ganho que representa para a população essas obras do Sinalize. “É muita satisfação receber o Programa Sinalize, de grande importância para a pavimentação de nossas ruas. Isso significa educação no trânsito, sinalização e qualidade de vida. Só sabe a importância de uma pavimentação dessa quem mora em uma rua cheia de buracos, com poeira e alagamentos”, disse o gestor municipal.

Pela característica de sua profissão, o agente comunitário de saúde José Barreto transita bastante pelo município de Russas. Agora, com a chegada desse pacote de benfeitorias para o trânsito, ele acredita que o número de sinistros envolvendo carros e motocicleta vai diminuir bastante. “É muito bom o que o Governo do Estado está fazendo junto com a Prefeitura. É uma melhoria para que haja menos acidentes, já que temos muitos em vias que não estão com um bom acesso”, acredita José.

Já o município de Choró será contemplado com 10.000 m² de asfalto, e também sinalização vertical e horizontal.

O governador em exercício, Evandro Leitão, ressaltou que os investimentos que estão acontecendo em todo o Ceará só são possíveis graças ao equilíbrio das finanças públicas. “Estou muito feliz em estar em Choró neste dia de hoje. Tudo que foi feito aqui em Choró significa parceria entre o Estado e o município. Obras diversas que chegam para melhorar a vida das pessoas e este é o compromisso do governador Camilo Santana e da vice-governadora Izolda Cela. Isso só foi possível porque o Estado do Ceará está equilibrado e podendo levar investimentos de forma republicana para os 184 municípios”, afirmou.

O prefeito de Choró, Marcondes Jucá, agradeceu ao Governo do Ceará pelas parcerias com o município que viabilizaram, além do Sinalize, obras nas áreas de educação e saúde. “Foi em parceira com o Governo do Ceará, com o governador Camilo Santana, que viabilizou a reforma do Hospital Municipal que hoje permite que a população seja atendida com dignidade”.

Sinalize

O programa Sinalize busca melhorar a qualidade viária dos municípios para dar mais segurança a motoristas e pedestres no dia a dia. Para isso, o Governo do Ceará está investindo R$ 198 milhões. Ao todo, serão utilizados 3.900.000 m² de asfalto. Todos os municípios cearenses vão ser contemplados. A quantidade de malha asfáltica aplicada vai variar de acordo com a população de cada um, podendo ser aplicado um dos três pacotes de intervenção: 10 mil m², 20 mil m² ou 30 mil m².

Francisca Martins de Lima é agente de saúde e trabalha no Programa de Apoio do Desenvolvimento Infantil (Padin), integrante do Mais Infância Ceará. Ela destaca que a parceira com o Governo do Ceará representa a chegada de melhorias para o município. “Desde 2017 a gente precisa se deslocar para cuidar das crianças que estão em comunidades mais afastadas da sede. É um deslocamento que demora, mas com este projeto nós temos a esperança de chegar mais rápido para atender a quem mais precisa”, afirmou.

A professora Loreta Alves, afirma que é uma satisfação ver a cidade melhorando. “Nós precisamos de mais segurança para o nosso deslocamento e uma rua sinalizada e asfaltada facilita a mobilidade e aproxima mais as pessoas. Que bom que estamos vendo isso acontecer aqui em Choró”.

Toda Banda de Música é uma escola

Em Choró, a comitiva foi recebida pela banda de música Iraci Duarte Dantas, contemplada com o projeto do Governo do Ceará Toda Banda de Música é uma Escola e já mostrou o trabalho com os novos instrumentos.

Alfredo Régis é o maestro e regente da banda. Ele ressaltou a importância dos novos instrumentos para a formação de novos músicos. “Os alunos veteranos já estão ensaiando e se apresentando com os novos instrumentos e agora nós vamos ampliar o número de crianças atendidas, alunos das escolas públicas de 7 a 14 anos, dando a oportunidade de deixá-los longe da ociosidade e sempre em contato com a arte e com a música”, afirmou.

Compareceram às solenidades o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira, e os deputados estaduais Salmito Filho, Antônio Granja, Bruno Pedrosa, Leonardo Pinheiro e Nelinho Freitas, além de lideranças locais.