PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Governo do Ceará inaugura brinquedopraça e academia ao ar livre em Groaíras e Pindoretama

28 de outubro de 2021 - 17:57 # #

Roberto Leite - Ascom Casa Civil Texto
Carlos Gibaja e Ariel Gomes Fotos
Yuri Lobato Arte gráfica

O Governo do Ceará entregou, em solenidade virtual, brinquedopraças e academias ao ar livre em Groaíras e Pindoretama, no interior do estado. O investimento total para a construção dos equipamentos foi de cerca de R$ 330 mil. Com isso, o Programa Mais Infância Ceará chega a 317 equipamentos entregues, sendo 161 deles brinquedopraças.

“Governo do Estado e prefeitura municipal entregam a toda a comunidade brinquedopraças com academia de ginástica. Então, atividade ao ar livre, atividades lúdicas ao céu aberto, atividade de forma integrada com a comunidade e com a família, que as crianças possam se desenvolver integralmente. Fico feliz em saber que as crianças estão recebendo esses equipamentos para brincar, se divertir, e se tornar cada vez mais um Ceará feliz e desenvolvido”, afirmou a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana.

Como política permanente, o Mais Infância Ceará está consolidado no Estado e vem estruturando os municípios com equipamentos para o desenvolvimento de todas as crianças em sua primeira infância.

“Não existe no país uma lei de estado, essa política de estado, que tenha tanta entrega de equipamentos. Tudo que está acontecendo nesse grande projeto, que hoje é uma Lei de Estado, o Mais Infância, é graças ao estudo da nossa primeira-dama. Foi ela que entendeu que é necessário nós termos o Tempo de Brincar”, disse a titular da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Socorro França.

Os prefeitos de Groaíras e Pindoretama ressaltaram a importância dos novos equipamentos públicos para os municípios.

“Quero agradecer por todos esses equipamentos, não só de Groaíras, mas pelo estado do Ceará, prometendo cuidar e zelar com carinho, pois esse é um bem público que deve ser muito bem cuidado”, frisou o prefeito de Groaíras, Adail Melo.

“Nossas crianças não tinham uma praça sequer para andar com os seus carrinhos. E hoje nós estamos entregando para essas crianças uma linda praça em nosso município. Antes era uma praça totalmente abandonada e hoje está uma linda praça para as nossas crianças”, destacou o prefeito de Pindoretama, Dedé Soldado.

Equipamentos

As brinquedopraças são áreas de 250m² com gradil, piso emborrachado anti-impacto e sete brinquedos: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.

A academia ao ar livre, com área total de 90m², possui 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. São simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multi exercitador com seis funções, todos com placas de orientação para atividade correta.

Educação Ambiental

O Mais Infância Ceará se preocupa em despertar na criança a importância do ecossistema e garantir um espaço do brincar mais agradável. O contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável.

Por isso, desde o fim de 2019, nas entregas de Praças Mais Infância, Centros de Educação Infantil e Brinquedopraças são realizados plantios nos equipamentos entregues e doações para a população local de mais de sete mil mudas de plantas arbóreas, frutíferas e ornamentais. A ação é executada pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com o auxílio de crianças da região.