Governo do Ceará lança edital de credenciamento para venda de artesanato em espaços da CeArt

28 de outubro de 2021 - 15:18 # # # #

Bia Ferro Gomes - Ascom CeArt Texto
Drawlio Joca e divulgação Fotos

Artesãos e entidades artesanais com interesse em comercializar seus produtos nas lojas da Central de Artesanato do Ceará (CeArt) terão mais uma oportunidade. Com o objetivo de ampliar os canais de comercialização do artesanato cearense, a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da CeArt, lança novo edital de credenciamento para artesãos e entidades artesanais do estado.

O edital nº 02/2021 está disponível no site da SPS e em um link no instagram da CeArt (@ceartceara). Podem participar artesãos e entidades com cadastro em dia no Programa de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo do Artesanato do Estado do Ceará. Os interessados devem preencher formulário e enviar junto com a cópia da documentação exigida para editalceart@sps.ce.gov.br, no período de 1º a 20 de novembro de 2021. O resultado final será divulgado em 30 de novembro de 2021 no site da SPS.

Uma comissão técnica constituída por sete membros, nomeada pela SPS, vai analisar e avaliar a documentação entregue. A titular da SPS, Socorro França, observa que o edital tem como objetivo garantir espaços de comercialização aos artesãos e artesãs cearenses e ressaltar a diversidade do artesanato cearense. “Os editais de credenciamento são uma forma transparente de beneficiar os artesãos e garantir diversidade e qualidade dos produtos comercializados nas lojas da CeArt”, pontua.

O artesão deve dominar a transformação de matérias-primas naturais ou manufaturadas por meio de processos e técnicas de produção, em pequena escala, com predominância manual, que expressam criatividade, habilidade, qualidade, identidade e valor cultural.

No primeiro edital do ano, lançado em maio de 2021, foram 370 artesãos e entidades artesanais selecionadas.

Os artesãos e entidades credenciadas estarão aptos a comercializar os produtos com o Fundo Especial para o Desenvolvimento da Produção e Comercialização do Artesanato Cearense (Fundart) durante quatro anos, a contar da data da homologação do edital. “É uma oportunidade de serem convidados a participar de eventos com apoio da CeArt e de comercializarem suas peças, de acordo com as demandas das cinco lojas e da loja on-line da Central”, destaca a coordenadora do artesanato, Patricia Liebmann. Mais informações podem ser obtidas pelo email coordenacao.ceart@sps.ce.gov.br.

Atualmente, a CeArt possui cinco espaços físicos onde são comercializados os produtos do artesanato local: Loja Galeria Mestre Noza, na praça Luiza Távora; no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; no Shopping Aldeota, piso L2; no RioMar Shopping, piso L2; e no quiosque do Aeroporto Internacional Pinto Martins. A Central também possui uma loja virtual onde as peças selecionadas estão à venda com entrega gratuita para Fortaleza e envio para todo o País. A loja está disponível no site lojaceart.online.