Veículo roubado é recuperado momentos depois pela PMCE com auxílio do Videomonitoramento na Parangaba

28 de outubro de 2021 - 13:55 # # # #

Ascom SSPDS

Mais uma ação de combate aos crimes patrimoniais foi registrada em Fortaleza, nessa quarta-feira (27). Com o uso do Sistema de Videomonitoramento e da tecnologia do Sistema Agilis da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), um carro roubado foi recuperado poucas horas depois de ser subtraído. A ofensiva policial aconteceu no bairro Parangaba, na Área Integrada de Segurança 5 (AIS 5) de Fortaleza. Um adulto foi preso em flagrante e um adolescente foi apreendido sob suspeita de serem os autores do crime e do ato infracional, respectivamente.

Uma composição da Polícia Militar do Ceará (PMCE) patrulhava pelo bairro Parangaba, quando foi informada pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) acerca de um GM Celta, de cor prata, que havia sido roubado momentos antes, no bairro Itaperi (AIS 5). Na ocasião, o proprietário do veículo já havia comunicado o roubo à Polícia Militar. Em posse das informações, e sob o acompanhamento do Sistema Agilis e do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Ciops, a equipe policial saiu em perseguição e abordou o veículo em uma avenida do bairro Parangaba.

Em seu interior, estavam duas pessoas, entre elas, Patrick Henrique Rodrigues da Silva, de 20 anos, e um adolescente, de 16 anos. Um terceiro suspeito, que também havia participado do roubo, conseguiu fugir. Dentro do veículo foram localizados um estojo de munição calibre .38, deflagrada, e uma quantidade de dinheiro em espécie. A dupla foi encaminhada para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), unidade especializada da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE).

Patrick Henrique Rodrigues da Silva foi autuado em flagrante por roubo e por corrupção de menor. Já o adolescente foi autuado em ato infracional análogo ao crime de roubo. A dupla encontra-se à disposição da Justiça.

Tecnologia

Uma das ferramentas imprescindíveis que tem auxiliado na recuperação dos veículos furtados ou roubados no Ceará, ou que foram utilizados em outras situações que conflitam com a lei, é o Sistema Agilis. A inteligência artificial faz parte do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS/CE), que conta com mais de 3.300 câmeras em todo o Ceará.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações, repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.