Famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará participam de pesquisa amostral do Governo do Ceará

29 de outubro de 2021 - 18:00 # # #

Ascom Gabinete da Primeira-Dama

O Governo do Ceará, por meio do Programa Mais Infância Ceará, aplica em novembro e dezembro pesquisa amostral em 24 municípios cearenses, para avaliar a parentalidade e o perfil de famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância Ceará. O estudo, fruto de coalizão com as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal, Bernard van Leer e Porticus, com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC), visa acompanhar e apoiar o público-alvo na elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento infantil.

“É fundamental a aplicação da pesquisa para conhecer a atual realidade da nossa população. É muito importante termos os indicadores para traçarmos as estratégias de trabalho e construir as políticas públicas eficazes e efetivas baseadas em evidências” destaca a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana

É uma pesquisa presencial, onde os pesquisadores, alunos de graduação dos municípios analisados vão às casas das famílias para aplicar o questionário. As duas mil famílias contempladas com a transferência de renda do Estado serão visitadas nos meses de novembro e dezembro.

Municípios analisados

A escolha dos municípios foi feita a partir de critérios estabelecidos pelas instituições, são eles: número elevado de famílias com crianças de 0 a 6 anos em situação de extrema pobreza; infraestrutura e capacidade local; cobertura de creche acima da média nacional (30%); presença do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV); e diversidade de tamanho populacional, distribuição regional e tipologia urbano-rural. A atuação dos pesquisadores contemplam famílias das cidades de Acaraú, Aquiraz, Ararendá, Barbalha, Camocim, Chaval, Crateús, Crato, Eusébio, Fortaleza, Granja, Irauçuba, Itatira, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Mauriti, Paramoti, Quixadá, Salitre, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Tianguá, Trairi, Viçosa do Ceará.