Orós recebe 40 mil alevinos de tilápia do Projeto de Peixamento

29 de outubro de 2021 - 17:17 # # # #

Ascom SDA

O município de Orós, no Centro Sul, foi mais uma cidade contemplada com a ação do Projeto de Peixamento da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará. Nesta sexta-feira, 40 mil alevinos de tilápia foram distribuídos nos açudes Orós, Estreito, Igaroi, Palestina, Pontilhão (Guassussê), Caro Custo, Santarém, São Romão.

Executado pela Coordenadoria de Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura Familiar (Copea/SDA), o programa tem por meta o repovoamento de 5 milhões de alevinos em 850 açudes e barragens públicas do Estado, gerando 1,225 toneladas de peixe e R$ 6 milhões em negócios rurais.

Para o prefeito de Orós, Zé Rubens, que acompanhou o início da ação no açude homônimo da cidade – considerado de grande porte e um dos maiores do Estado-, a chegada dos alevinos é garantia de mais sustentabilidade. “Nossa cidade é reconhecida por exportar seu pescado e, atualmente, o que se vê é importação de peixe. Então buscamos o apoio da SDA para que possamos alavancar a atividade principalmente aos pequenos pescadores”, destacou.