Porto Dragão recebe remontagem do espetáculo “De Santiago do Chile, 1973”

29 de outubro de 2021 - 13:54 # # # #

Ascom Porto Dragão

Após dez anos de sua primeira montagem, o espetáculo “De Santiago do Chile, 1973”, ressurge inspirado no atual contexto político vivido no Brasil. Encenado pelo Grupo de Dois, o espetáculo será remontado no sábado (30), às 19h, no canal do YouTube do Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), abrindo a programação do seminário “Estratégias de Resistência e Criação em Arte”, que acontece até o dia 2 de novembro, também com exibição dos filmes El Pueblo Que Falta e Araguaia, Presente!. Toda a programação é online e gratuita.

Montado inicialmente em 2009, “De Santiago do Chile, 1973” foi concebido com uma equipe interdisciplinar de artistas – músico, iluminador, videomaker – e todo um aparato técnico cênico que serve para construir e partilhar com o público aquilo que “seria melhor não dizer”, uma história de violência familiar e de estado. Cercada por todo este aparato e olhares ávidos está a menina, apenas uma menina: “é de tão pouca idade de mim o que estou a contar e que não deveria”. Câmera, música e luz criam a atmosfera ideal demandada pela sociedade do espetáculo que consome, em tempo cada vez mais veloz, as tragédias pessoais e torna todos nós ávidos por mais.

Projeto “Estratégias de Resistência e Criação em Arte”, contemplado no VIII Edital das Artes de Fortaleza.

Programação

Dia – 30/10

– Estreia da remontagem do espetáculo De Santiago do Chile,1973
– Mesa Redonda: Em busca de um teatro político contemporâneo; com Tiago Fortes e Héctor Briones. Mediação de Renata Lemes.

Dia – 31/10

– Exibição do filme El Pueblo Que Falta.
– Mesa redonda: Contextos da violência política na América Latina; com Tiago Fortes e André Queiroz, diretor do filme. Mediação de Júlia Sarmento.

Dia – 01/11

– Exibição do filme Araguaia, Presente!
– Mesa redonda: Dos processos de visibilidade em tempos de mídias sociais; com um membro de Aparecidos Políticos e André Queiroz, diretor do filme. Mediação de Tiago Fortes.

Dia – 02/11

– Leitura do texto original de Santiago do Chile, 1973.
– Lançamento do livro Patchwork – livro para teatro; com conversa sobre a relação entre teatro e literatura com Júlia Sarmento e André Queiroz, autor do livro.

Serviço

Grupo de Dois
Espetáculo “De Santiago do Chile, 1973”

Data: 30 de outubro

Horário: 19h
Local: Canal do YouTube do Porto Dragão

Seminário Estratégias de Resistência e Criação em Arte
Dias: 30 de outubro a 02 de novembro

Horário: 19h
Local: Canal do YouTube do Porto Dragão
Gratuito