Secitece entrega aparelho de ponta em videolaringoscopia ao Hospital São José

29 de outubro de 2021 - 17:11 # # # # #

Ascom Secitece

O Hospital São José (HSJ) recebeu, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado (Secitece), um equipamento que permite a realização de videolaringoscopia com maior distanciamento entre médico e paciente. A entrega do aparelho foi realizada em visita do secretário Inácio Arruda à unidade, nessa quinta-feira (28). Receberam o equipamento o diretor geral do HSJ, Edson Buhamra Abreu, e a diretora técnica, Fátima Maia.

O aparelho doado pela Secitece é da marca Zeiss e possui tecnologia de ponta. Difere-se dos convencionais, em que a equipe médica precisa chegar muito perto das áreas contaminadas da garganta e da boca do paciente no momento da intubação traqueal.

No último mês de junho, a Secitece realizou a entrega de equipamento similar, dessa vez ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A aquisição dos aparelhos, pela Secretaria, acontece por meio do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec).

Em sua segunda edição, o programa tem proporcionado a modernização tecnológica em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado com equipamentos e serviços de ponta.