Vigilância Epidemiológica do Ceará e Ministério da Saúde realizam inquérito sobre medidas preventivas contra Covid-19

29 de outubro de 2021 - 15:13 # # # #

Suzana Mont'Alverne - Texto
Fotos: Divulgação

Visitas fazem parte de curso especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e encerram nesta sexta (29)

A Vigilância Epidemiológica é agente fortalecedor da saúde pública. Os profissionais da área são responsáveis por investigações e controle de surtos locais e regionais. Para reforçar a compreensão e compromisso destes trabalhadores, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde realiza uma ação presencial do curso de especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O tema abordado no Ceará é voltado para o inquérito domiciliar sobre conhecimentos, atitudes e práticas da população sobre as medidas preventivas contra a Covid-19. As visitas ocorreram em Fortaleza, no bairro Vicente Pinzón, nas últimas terça (26) e quarta-feiras (27).

“Os profissionais estudantes e a equipe orientadora do estudo realizaram a coleta de dados por meio de entrevista com os moradores da localidade, contando com suporte dos Agentes Comunitários de Saúde”, explica a orientadora da Célula de Informação e Respostas às Emergências em Saúde Pública (Cerem), Sheila Santiago. “Estamos agora na fase de tabulação do banco de dados, de análise”, continua.

A escolha do bairro da Capital foi feita pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) e gestão local da Atenção Primária à Saúde (área de abrangência da UBS Aída Santos e Silva). Os profissionais da Vigilância Epidemiológica e os representantes do Ministério da Saúde finalizam o curso nesta sexta-feira (29).