Sertão dos Crateús: mais quatro municípios recebem investimentos do Governo do Ceará em segurança viária

30 de outubro de 2021 - 19:34 # # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Helene Santos Fotos

O Governo do Ceará segue investindo para oportunizar aos 184 municípios cearenses mais mobilidade urbana e segurança no trânsito. Desta vez, Santa Quitéria, Tamboril, Nova Russas e Novo Oriente, no Sertão dos Crateús, foram as cidades contempladas com a autorização das obras do Programa Sinalize. Neste sábado (30), o governador em exercício do Ceará, Evandro Leitão, visitou os municípios acompanhado de uma comitiva e assinou as ordens de serviço.

Lançado em 2017, o Programa Sinalize, desenvolvido pelo Governo do Ceará, em parceria com as prefeituras, garante mais segurança viária, implantando pavimentação e sinalização nas vias municipais. Nesta segunda fase, serão investidos R$ 198 milhões para 3,9 milhões m² de asfalto requalificado em todo o estado. As obras serão executadas pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) é o responsável pela sinalização.

Em Santa Quitéria, Evandro Leitão autorizou a pavimentação e sinalização em 20 mil m² de asfalto. “O Programa Sinalize combate os acidentes, fazendo a educação no trânsito e, pactuado com o município, traz um conforto maior para as pessoas. Uma política pública que está sendo expandida”, afirmou.

O quiteriense e motociclista Raimundo Nonato Borges recebeu a iniciativa com alegria. “A gente valoriza porque Santa Quitéria ainda é muito carente. Ficamos parados no tempo durante oito anos. Não só eu, mas todos os moradores ficam felizes com esse investimento. E que venham mais coisas para Santa Quitéria”, disse.

Para o prefeito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo, o Sinalize representa o tempo de mudança que o município vivencia. “Hoje é um dia importante e muito significativo para Santa Quitéria, com a presença do governador em exercício, assinando o Sinalize. Nós precisamos recuperar o nosso município do atraso. Peço a todos os deputados ajuda, que tenhamos compromisso com Santa Quitéria”, enfatizou Braguinha.

Presente na solenidade, o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará, Mauro Filho, citou outros investimentos do Governo do Ceará nas áreas de infraestrutura, educação, saúde, esporte e conectividade para a região. “O Ceará hoje já tem 73 municípios com fibra óptica, que é internet banda larga. Nós vamos levar conexão de fibra óptica aos 184 municípios do Ceará, incluindo Santa Quitéria, proporcionando wi-fi gratuito para toda população de Santa Quitéria. Para os jovens e professores que desejam fazer pesquisa. Para o comerciante que vende através da internet”, destacou.

Tamboril

A população de Tamboril também será beneficiada com a recuperação das vias municipais. Os serviços de pavimentação e sinalização serão aplicados em 20 mil m² de malha asfáltica.

“Eu me sinto feliz, satisfeito e muito honrado de estar representando o governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela aqui em Tamboril, assinando ordem de serviço de políticas e ações que vão impactar a vida dos cidadãos e cidadãs de Tamboril”, declarou Evandro Leitão.

O prefeito Marcelo Mota expressou gratidão e detalhou quais localidades vão receber as melhorias. “Momento importante para Tamboril, porque estamos trazendo o Sinalize, do Governo do Ceará para todos os municípios. Serão 20 mil metros quadrados para duas localidades. Serão beneficiados, com pavimentação asfáltica e sinalização, os distritos de Açudinho e Boa Esperança”, explicou.

Nova Russas

Os novarussenses receberam o governador em exercício com muita música conduzida pela Banda Municipal Tibiriça Freitas, contemplada pelo programa Toda Banda de Música é uma Escola, do Governo do Ceará.

Ao autorizar as obras do Sinalize para 20 mil m² de asfalto em Nova Russas, Evandro Leitão falou sobre a necessidade de que a política pública seja assertiva. “O importante é que a política pública chegue na ponta, principalmente para a população mais carente”, avaliou.

Ruas bem cuidadas são necessárias para a professora de educação Infantil, Francisca Oliveira, que utiliza moto para ir e voltar do trabalho. “A sinalização também é muito importante para gente, vai ajudar bastante. Bem melhor para quem anda de moto”, relatou.

Giordanna Mano, prefeita Nova Russas, falou sobre outras iniciativas para a população. “O sonho do nova-russense está quase realizado, com a obra de construção e reforma do nosso hospital municipal. As areninhas que vão chegar aqui, já destinadas pelo nosso governador. A reforma dos PSF, construção de praças e o programa Acolher”, citou.

Novo Oriente

Finalizando a agenda no Sertão dos Crateús, o governador em exercício assinou a ordem de serviço do Sinalize para pavimentação e sinalização de 20 mil m² de asfalto em Novo Oriente, que completou 64 anos de emancipação no último 10 de outubro.

“Em Novo Oriente, eu criei vínculos e fiz amizades. Aquilo que nós podermos fazer para esse município, que está sendo resgatado e olhado de forma diferenciada, nós iremos fazer”, garantiu Evandro Leitão.

O prefeito Nenen Coelho agradeceu o apoio dado à gestão municipal e falou sobre o trabalho executado em parceria. “A gente trabalha como uma grande família, sempre pensando no bem maior dos 29 mil novoorientenses”.

Na oportunidade, também foram entregues outras obras importantes para a cidade, com destaque para requalificação da Praça Haroldo Teixeira, no bairro Vila Feliz, e a entrega da energia trifásica da região serrana. As solenidades foram transmitidas ao vivo.

“A região serrana não tinha energia para fazer com que a água chegasse aos locais. E aí, nós batalhamos e conseguimos fazer com que esse sonho se transformasse em realidade”, afirmou Evandro Leitão.

Nenen Coelho destacou, ainda, o projeto da obra da CE 267, que liga Novo Oriente à divisa do Ceará com o Piauí. Segundo Evandro Leitão, o projeto é um compromisso do Governo do Ceará. “O meu grande sonho é que até o início do próximo ano nós possamos estar com essa obra iniciada”, projetou.

Solenidades

Estiveram presentes o superintendente da SOP, Quintino Vieira; os deputados federais Júnior Mano e Leônidas Cristino; os deputados estaduais Jeová Mota, Bruno Pedrosa e Augusta Brito; e demais autoridades locais.