Governo do Ceará inaugura Areninha em Guaiúba, autoriza construção de outra em Aratuba e assina ordens de serviço do Sinalize nas duas cidades

31 de outubro de 2021 - 08:27 # # # #

Antonio Cardoso - Comunicação Institucional Texto
Marcos Studart Fotos

Dando continuidade à série de ações que beneficiam municípios de todas as regiões do Estado, o Governo do Ceará entregou neste sábado (30) uma Areninha, assinou a ordem de serviço para a construção de mais um equipamento e autorizou o início do Sinalize nas cidades de Aratuba e Guaiúba.

Governador em exercício, Evandro Leitão realizou a entrega da Areninha e assinou as autorizações do Sinalize e para a construção do novo campo society completamente equipado.

“Esse é um momento muito especial. Estamos ocupando interinamente o lugar de um dos maiores homens públicos que esse Estado já teve, ele que cravou o seu nome na história do Ceará. Homem simples, humilde, trabalhador e perseverante. Um homem que enfrentou desafios de toda ordem”, afirmou Evandro Leitão.

Evandro Leitão disse, ainda, que todas as dificuldades que o governador Camilo Santana conseguiu superar fizeram dele um gestor de referência, com índices altíssimos de aprovação. “Hoje é um dia especial. Estamos encerrando as visitas nos municípios, foram mais de 20 onde demos ordem de serviço ou fizemos inaugurações. Agradeço a Deus pela oportunidade. Tentei representar da melhor maneira possível, honrando a confiança das pessoas e do governador. A politica é a arte de servir, de escutar, dialogar e sabermos lidar com as críticas. Através da política boa, conseguimos levar as políticas públicas para a população mais vulnerável”, apontou o governador em exercício.

Com a Areninha que foi entregue hoje em Guaiúba, o Ceará chega a 240 campos de grama sintética implantados pelo poder público. São 152 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 88 instalados na Capital, através de parceria com a Prefeitura de Fortaleza. As Areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação.

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

Izabella Fernandes, prefeita de Guaiúba, agradeceu ao Governo do Ceará pela entrega da Areninha e pelas melhorias nas vias da cidade. “A Areninha vai incentivar o nosso esporte, tirar a nossa juventude da ociosidade e o Sinalize, com a chegada do asfalto que será todo investido no bairro de Água Verde, vai garantir mais segurança viária. É um grande sonho que estamos realizando “, contou a prefeita.

As Areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

Prefeito de Aratuba, Joerly Victor explica como vai dividir os trabalhos do Sinalize no município. “Nós vamos colocar uma parte aqui na sede, mas 70% irão para a zona rural. Vamos atender o distrito de Pai João, o Sítio Fernandes, a sede do município e o Sítio Mundo Novo. Então, o programa Sinalize com esses 10 mil metros quadrados de asfalto chega num importante momento. Já vamos iniciar a quadra invernosa, que acaba sendo um problema para as estradas localizadas em regiões de serra”, disse Joerly, acrescentando que a melhoria do asfalto vai representar o bom escoamento da produção agrícola.

Harley Melo, morador de Aratuba, saiu cedo de casa pra acompanhar, ao lado da filha Liamara, o anúncio da nova Areninha e a autorização do Sinalize. Quando o Governo do Ceará inaugurou a primeira Areninha da cidade, de acordo com ele, tudo mudou e para melhor. “Antes, a juventude não tinha onde se divertir. Era só uma quadra. Depois que foi construída (a Areninha) vemos barraquinhas de lanche e a galerinha se divertindo. Foi a melhor coisa”, disse Harley, comemorando também a melhoria das ruas de Aratuba. “São dois grandes presentes que a nossa população ganha hoje”, completa.

O programa Sinalize foi idealizado pelo Governo do Ceará em 2017 para incentivar e dar condições a todas as gestões municipais melhorarem a estrutura e a fiscalização do trânsito nas zonas mais complicadas, para diminuir, assim, a incidência de acidentes e mortes no trânsito.

Em Aratuba, a extensão das intervenções do Sinalize será de 10 mil metros quadrados. Já em Guaiúba, 20 mil metros quadrados de asfalto e sinalização. O Sinalize é realizado por meio de pactuação entre a Superintendência de Obras Públicas (SOP) e as prefeituras.

Participaram dos eventos, os deputados estaduais Augusta Brito, Queiroz Filho e Leonardo Araújo; o superintendente da SOP, Quintino Vieira, o secretário-executivo da Sejuv, Will Almeida, além de prefeitos e lideranças da região.