Colégio dos Bombeiros tem equipes finalistas em maior evento de robótica do Brasil

3 de novembro de 2021 - 11:08 # # # # #

Ascom CMCB - Texto

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará (CMCB) conta com duas equipes de robótica na final da FIRA Brasil 2021, maior evento de robótica do país, que classifica para a competição anual da FIRA Robô World Cup, copa do mundo de robótica.

Alunos do CMCB participaram da etapa Estadual do FIRA Brasil, no último fim de semana (30 e 31 de outubro), no município de Açailândia no Maranhão. Os estudantes foram classificados para a final nacional do campeonato.

As equipes classificadas para a próxima etapa são: a Robot Fire, com os alunos Luiz Guilherme Florêncio de Sousa da Silva do 7º ano; Cecília dos Santos Goes do 8º ano; e Otávio Augusto Sousa Abreu do 9º ano; e a equipe Robótica CMCB; com Arthur Silvino de Oliveira; Helaman Freitas de Freitas e Carlos Kauãn Moreira de Sousa, todos do 2º ano do Ensino Médio.

Etapa regional

A etapa regional do FIRA Brasil 2021 contou com 160 competidores inscritos, distribuídos em 80 equipes de 36 escolas. As duas equipes do CMCB competiram na prova cabo de guerra, desafio no qual dois robôs adversários se puxaram, com o objetivo de trazer o oponente para dentro de uma área estabelecida da arena até um fosso.

Na classificação geral, duas as equipes cearenses obtiveram a terceira colocação de seu nível, garantindo a vaga para competir na etapa nacional.

O campeonato trouxe a primeira participação do CMCB na FIRA Brasil, onde as equipes tiveram a oportunidade de conhecer e avaliar o desempenho do material utilizado por seus robôs, além de vivenciar a experiência de uma competição na área de robótica.

FIRA Brasil 2021

Na FIRA Brasil as competições ocorrem em etapas de classificação estadual e nacional. Anualmente 16 equipes dos estados da federação participam dos torneios na FIRA Robô World Cup, copa do mundo de robótica.