Coletivo com jovens mulheres negras, periféricas e empreendedoras é destaque na websérie “Nós no Batente”

3 de novembro de 2021 - 11:58 # # # #

Ascom Porto Dragão - Texto

Produtora Princesinha de Favela atua nas periferias de Fortaleza desde de 2017 discutindo questões raciais, territoriais, estéticas, de gênero e empreendedorismo

A partir de um episódio de preconceito vivido pela fundadora do grupo, Helen Sá, em uma entrevista de emprego, foi que surgiu a ideia da criação do projeto ‘Princesinha de Favela’, nascido da vontade de levar a outros públicos a identidade e cultura das comunidades periféricas e enaltecer a estética da favela e a beleza de quem vive nas periferias. O projeto protagoniza a estreia da websérie documental “Nós no Batente”, realizada pelo Centro Cultural Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Assista ao episódio de “Nós no Batente” com Princesinha de Favela

Helen Sá enfatiza que o episódio de preconceito sofrido foi importante fonte de inspiração e força para que ela reconhecesse que poderia ser protagonista de sua própria história, para que entendesse seu valor e, ainda, conseguisse ajudar outras jovens a também criarem seus trabalhos de forma independente e ser instrumento de empoderamento para outros jovens periféricos.

“Após alguns momentos de dificuldades e diversas entrevistas de emprego, e principalmente, quando eu ouvi de uma entrevistadora que meu perfil era “muito agressivo” para o público do negócio, foi que senti vontade de trilhar minha própria trajetória e ainda poder ajudar minha comunidade” – conta Helen, relatando como chegou a ideia de criar a Princesinha de Favela.

Confira os episódios já publicados da terceira temporada do Nós no Batente

Princesinha de Favela

Na ativa desde 2018, o Princesinha de Favela tem seu nome inspirado por uma música de forró da ‘Banda Loba’ e é formado por Helen Sá, Georgia Pinheiro, ambas moradoras do bairro Jangurussu, Thais Rodrigues, moradora do bairro Granja Portugal, e Flávia Almeida, moradora do bairro Bom Jardim.

Estreitando distâncias e trazendo para mais perto, uma realidade que poderia ser difícil para jovens da periferia, como um agenciamento para participação em castings em agências oficiais de modelos, e com papel principal de mudar a realidade de jovens meninas da periferia, o Princesinha de Favela funciona, agora, como “agência produtora de moda, conteúdo audiovisual e fotografia”.

Com o apoio da Secult – CE e da Lei Aldir Blanc, possui equipe composta por modelos, fotógrafos, maquiadores, stylists, entre outros profissionais. A produtora, além de realizar trabalhos com incentivos públicos, também presta serviços, principalmente, para empreendedoras da periferia, com preços acessíveis e sociais, a fim de fomentar e incentivar o mercado local.

Nós no Batente e sua 3ª Temporada

O programa “Nós no Batente” apresenta o Viver de Arte de diversas formas, olhares e linguagens. Nesta terceira temporada, 16 episódios cheios de inventividade e afeto serão apresentados quinzenalmente, sempre às 18h, inspirando através dos saberes populares, dos territórios criativos e de tudo mais que é plural, transversal e diverso na arte e na cultura cearense. Todo o programa pode ser acompanhado através do Youtube do Porto Dragão, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

São talentos diversos, de múltiplas linguagens e territórios criativos espalhados por todo Ceará. O “Nós no Batente” viajou por vários locais e agora, apresenta o resultado dessa busca em episódios intensos e acessíveis a todas as pessoas, investindo em práticas de Acessibilidade Cultural como a interpretação em LIBRAS, legendas e audiodescrição assinada pelo músico, compositor, arranjador e intérprete Hélio Ziskind.

Temporadas disponíveis

O público pode conferir as 02 temporadas já existentes com mais de 20 episódios disponíveis no Youtube do Porto Dragão. A 1ª temporada mostra um recorte das artes cênicas cearenses com 10 episódios e a 2ª teve gravações que viajaram pelos quatro cantos do Estado, explorando as outras centralidades do Ceará, com 12 episódios. Todos com interpretação em LIBRAS e audiodescrição.

Serviço

Nós no Batente – 3ª temporada

Youtube.com/PortoDragao