Corpo de Bombeiros do Ceará é o primeiro da América Latina a adquirir equipamentos de ponta para incêndios e salvamentos complexos

3 de novembro de 2021 - 11:02 # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

Como parte das ações de modernização dos equipamentos das Forças de Segurança do Estado, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), realiza, até esta terça-feira (02), uma visita técnica a uma empresa sediada em Ulm, na Alemanha, localizada no estado federal alemão de Baden-Württemberg. A visita tem a finalidade de promover testes a quatro equipamentos adquiridos pelo Governo do Ceará, que serão destinados ao uso do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Os equipamentos são considerados o que há de mais moderno para combate à incêndios e salvamentos complexos. O Ceará será o primeiro a adquiri-lo na América Latina.

Uma viatura especial com escada mecânica de 42 metros, uma viatura do tipo Air-Core TAF 35, uma viatura auto bomba plataforma e um robô autopropelido com turbina Air-Core TAF 35 foram inspecionados com sucesso. A vistoria técnica acontece em uma empresa alemã, única fabricante desse tipo de equipamento no mundo. O valor destinado à aquisição dos dispositivos totaliza € 4.893.769,00, equivalente a R$ 27.106.798,91.

Os novos equipamentos serão utilizados em situações de combate a incêndios urbanos e florestais; o robô, por sua vez, será empregado em situações em que o uso da mão-de-obra humana não é viável.

“Realizamos a vistoria técnica dos equipamentos adquiridos para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, que será o primeiro da América Latina a contar com esses equipamentos. Eles devem ser remetidos em um curto espaço de tempo ao Brasil e será um reforço para toda sociedade cearense”, destaca o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron.

A vistoria de entrega das viaturas e do robô autopropelido conta com a presença dos secretários da SSPDS/CE, Sandro Caron, da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; do comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), coronel Ronaldo Roque, do Coordenador do Programa de Modernização Tecnológica do Ceará (Promotec), Ricardo da Costa e Silva, além de equipes das empresas Magirus, MLW Intermed e Planex.

“O Governo do Ceará proporciona o que há de melhor no mundo para o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Houve um recebimento prévio dos equipamentos vistoriados, eles irão combater incêndios urbanos e florestais, a partir do uso dessa tecnologia de ponta recentemente desenvolvida”, explica Sandro Caron.