Escola de palhaçaria Academia do Riso retoma atividades presenciais em dezembro, no Theatro José de Alencar

3 de novembro de 2021 - 16:58 # # # # # # #

Ascom TJA

Após 21 meses de espera, a escola de palhaçaria Academia do Riso, em parceria com o Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), retorna às suas atividades presenciais logo nesse início de dezembro de 2021.

De 3 de novembro a 1º de dezembro, as inscrições encontram-se abertas para o primeiro módulo do curso (de Iniciação à Palhaçaria), ministrado por Neto Holanda. O formulário pode ser acessado através da bio do Instagram @academiadorisoceara.

Serão aceitas pessoas a partir de 15 anos de idade, com ou sem experiência em palhaçaria, residentes em Fortaleza ou em qualquer município do Interior. Ao todo, serão disponibilizadas 22 vagas para esta edição do curso.

A proposta dessa “oficina de retorno” é restaurar a turma anterior (a sétima turma). Dessa forma, quem quiser continuar se aprofundando, outros módulos já estão confirmados a partir de janeiro: Palhaçaria Clássica e Comédia Física, Palhaçaria Popular e de Rua, Acrobacia Cômica, Improvisação Aplicada e Criação e Montagem de Números.

A escola havia interrompido suas aulas presenciais em março de 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19, passando a oferecer aulas na modalidade virtual para todo o Brasil. Ao longo dos meses em atividade remota, a Academia promoveu 11 oficinas formativas de curta duração e dois cursos extensivos, com a participação de aproximadamente 260 alunos e alunas.

Apesar de o período ter sido imensamente desafiador, atuar de forma remota colaborou na expansão da metodologia da escola, que se baseia na inclusão de toda e qualquer pessoa que deseje se descobrir palhaço ou palhaça. Desde 2017, a Academia do Riso figura como um dos primeiros projetos formativos de longa duração em palhaçaria do Norte-Nordeste.

Sobre o ministrante

Neto Holanda é arte-educador, ator, palestrante, palhaço e produtor cultural. Membro do Coletivo Paralelo (Maracanaú/CE), que atua nos eixos de artes cênicas, formação e audiovisual. Pesquisa temas como corporeidade, ludicidade e espiritualidade aplicada a várias áreas profissionais, desde as artes, a cultura, a ciência, a educação e o mundo empresarial. Idealizador e professor da residência artística Academia do Riso: Escola de Iniciação à Palhaçaria (Fortaleza/CE), a primeira escola extensiva de palhaçaria do Norte-Nordeste.

Serviço

Academia do Riso – Retorno Presencial
Módulo 1 – “Iniciação à Palhaçaria”, com Neto Holanda
Datas: 1º, 3, 8, 10, 15 e 17 de dezembro
Horário: 18h30 às 21h
Local: Sala de Dança do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 / Anexo CENA – Centro)
Mais informações: (85) 99921-7105 (Coletivo Paralelo)
Instagram: @academiadorisoceara