PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Fisioterapeutas atendem estudantes-atletas do Ceará no JEBs

3 de novembro de 2021 - 17:11 # # # # # # #

Ascom Sejuv - Texto e Foto


A delegação cearense que está participando dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) até o dia 5 de novembro, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, está recebendo acompanhamento de fisioterapeutas durante e após as competições.

Segundo o fisioterapeuta esportivo Phelipe Maia, é fundamental a presença do fisioterapeuta em quadra ou em campo. “Muitos atletas não entendem o que é uma lesão muscular ou articular e muitos sofrem um tipo de acidente ou trauma e a fisioterapia vem logo para dar um diagnóstico inicial para tratar no local. Nossa função é no preventivo, promovendo a saúde e recuperando os atletas. Por isso, é fundamental ter esse profissional em quadra ou campo para auxiliar os atletas”, enfatizou.

Para o chefe de delegação do Ceará, Lucas Timbó, é importante a presença do fisioterapeuta na competição. “Ter uma equipe de fisioterapeutas na nossa delegação, reforça a atenção e cuidado que temos com os nossos atletas. É extremamente importante a presença deles para toda e qualquer recuperação que possa existir na competição”.

“O trabalho do fisioterapeuta com os atletas é essencial. São crianças que já têm um nível de treino muito alto fazendo com que o índice de lesão seja também alto. É importante que nossa atuação seja tanto no pré como no pós-jogo, fazendo um trabalho combinado de recuperação e ativação para que essas crianças tenham um melhor desempenho durante o campeonato”, pontuou a fisioterapeuta Gabriele Tavares.

Entre os procedimentos adotados, está a liberação miofascial, amobilização e manipulações de tecidos moles e articulares, recovery, alongamentos e exercícios terapêuticos.