Parâmetros para Qualidade e Equidade da Educação Infantil subsidiarão ações nos municípios

3 de novembro de 2021 - 18:00 # # # #

Ascom Seduc - Texto e Fotos

A Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) lançou, nesta quarta-feira (3), em cerimônia virtual, os Parâmetros para Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense. O evento teve o objetivo de apresentar o documento dos Parâmetros, que foi construído de forma coletiva e democrática, no intuito de subsidiar o trabalho desenvolvido pelos gestores municipais, a fim de assegurar os direitos de aprendizagens e de desenvolvimento de bebês e crianças cearenses.

Conheça os Parâmetros para Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil Cearense

A solenidade contou com as presenças da vice-governadora Izolda Cela; da primeira-dama do estado, Onélia Santana; da secretária da Educação, Eliana Estrela; do secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Marcio Brito; da gestora da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (Coeps), Aparecida Prado; da presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – secção Ceará (Undime-CE), Luiza Aurélia Teixeira; da representante da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Karina Fasson; e da professora e pesquisadora em Educação Infantil da Universidade de São Paulo (USP), Zilma Oliveira.

A ação nasceu do desejo conjunto de unir esforços para qualificar a educação básica e, principalmente, garantir a equidade de oportunidades para a população. O processo faz parte das estratégias da Coalizão Ceará, no contexto do Programa Mais Infância.

Referência

Izolda Cela avalia que o documento representa uma orientação prática para apoiar o trabalho com as crianças da educação infantil. “Isso porque faz com que a gente tenha mais chance de acertar, entendendo melhor o que precisamos fazer para que as crianças atinjam o seu potencial de forma mais plena e expansiva. O sentido não é de fazer comparações, rankings ou juízos de valor, mas sim, oferecer uma carta de navegação para os professores. É um passo significativo que damos, conferindo consistência e mais sustentabilidade ao nosso trabalho”, ressalta.

Onélia Santana lembra que este é mais um passo dado na construção da política pública da educação infantil cearense. “Para tudo na vida, é necessário ter organização, orientação, metas e objetivos. Precisamos chegar às pessoas que mais precisam. Esse documento representa o planejamento necessário para que o professor entre em sala de aula e já tenha em mente o trabalho que vai ser conduzido com as crianças, vendo-as como protagonistas de suas próprias histórias. Acreditamos no potencial de todas as crianças e precisamos estimulá-las adequadamente. Esta fase é uma janela de oportunidades”, pontua a primeira-dama.

Os Parâmetros para a Promoção da Qualidade e Equidade da Educação Infantil trazem uma visão realista do contexto no qual estão inseridos bebês e crianças cearenses, além de suas famílias. Nessa perspectiva, o documento também é resultado da participação de professores, coordenadores, diretores e demais profissionais das unidades de ensino de Educação Infantil.

Ação em rede

Eliana Estrela pondera que os cuidados com a formação do ser humano devem começar desde os primeiros momentos de vida. “Os parâmetros auxiliarão a subsidiar o dia a dia do professor, em relação a como lidar com a criança, observando aspectos históricos, culturais e sociais, trazendo referências de qualidade e de equidade na educação. Com isso, fortalecemos ainda mais o nosso regime de colaboração. Somos uma rede que começa na infância e vai até a chegada ao Ensino Superior. Nos colocamos à disposição para trabalhar em prol de nossas crianças, com zelo e respeito”, enfatiza.

Luiza Aurélia argumenta que a educação infantil contempla fatores como o cuidado, o brincar e a construção da autonomia.

“Estamos formando nossas crianças para serem cidadãos melhores, mais éticos, solidários, competentes e humanos. Sem estarmos de mãos dadas, não seríamos capazes de fazer isso. O regime de colaboração chega forte agora e promove o olhar diferenciado para as crianças, entendendo-as como sujeitos de direitos. Construir parâmetros é ter princípios para garantir a equidade. Saímos na vanguarda da busca por soluções para que os nossos pequenos tenham mais chances na vida, tornando-se adultos mais motivados para construir a sociedade que queremos”, explica.

Abrangência

Karina Fasson explica que os parâmetros indicam fatores a serem observados tanto na questão pedagógica, como na estrutural, envolvendo também questões relativas às condições de trabalho dos educadores.

“Esse documento é o resultado concreto de uma parceria construída de forma bastante democrática e participativa. O Ceará é destaque no Brasil pelos resultados em outras etapas da educação básica, e a gente vê que o estado vem investindo na qualificação da educação infantil. A entrega de Centros de Educação Infantil (CEIs), a formação continuada de professores, o lançamento do documento curricular referencial, e essa soma de esforços, fazem do Ceará exemplo para o Brasil”, pontua.

Zilma Oliveira observa que o Ceará tem procurado seguir o caminho da inclusão e da inovação. “Vivemos num país desigual. Chamar a atenção para a equidade, sobretudo para a questão da diversidade de atendimento e de populações que existem no Brasil, é essencial. O futuro está no presente. Trabalhamos pelo futuro quando trabalhamos pelo presente. Muito já foi feito e há muito a ser feito. A educação infantil cresceu muito nos últimos 30 anos, em abrangência”, considera.