Comunidade de Antonina do Norte recebe unidade de produção de pães e bolos do Projeto Paulo Freire

4 de novembro de 2021 - 14:44 # # # #

Rones Maciel e Bernardo Lucas Texto
Felipe Magalhães Fotos

O semiárido cearense tem se transformado. Famílias rurais de 600 comunidades das regiões do Cariri, sertões dos Inhamuns e Sobral têm suas vidas transformadas para melhor após a chegada do Projeto Paulo Freire. Os investimentos são em atividades agrícolas e não agrícolas, financiados pelo Governo do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Na comunidade de Pedra da Cruz, no município de Antonina do Norte, a 455 km de Fortaleza, 30 famílias foram beneficiadas com unidade de pães e bolos e ovinocultura. Foram construídos nove apriscos, compra de insumos, aquisição de animais e área de suporte forrageira e a construção de uma unidade de produção de pães e bolos de 142m² e adquirido todos os equipamentos necessários para produção. A comunidade Pedra da Cruz recebe assessoria técnica do Instituto Flor do Piqui.

Na manhã desta quinta-feira (4), o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, participou do ato de inauguração da unidade. “O equipamento é sinônimo de geração de renda, bem como garantia de desenvolvimento da economia local”, destacou. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito de Antonina do Norte, Zé Neto; do secretário municipal de Agricultura, Antônio do Padre; e do presidente da Associação, Santino Barbosa;

Na comunidade existe uma organização de mulheres que trabalham produzindo artesanato e panificados, e comercializam na comunidade, nas comunidades vizinhas e na sede do município. Todas as famílias beneficiadas pelo PPF têm de cisternas de placas.

Em projetos produtivos foi investido um total de R$ 346.186,50, sendo, R$ 34.700,00 de contrapartida da comunidade. A Associação dos Agricultores e Agricultoras do Sítio Pedra da Cruz é a organização que faz a gerência dos recursos com apoio do Instituto Flor do Piqui, entidade que realiza a assessoria técnica contínua na comunidade.

Projeto Paulo Freire

O Projeto Paulo Freire desenvolve ações que fortalecem a relação da mulher e do homem do campo com o território e a convivência com o semiárido. São 600 comunidades rurais, mais de 53 mil famílias, totalizando mais de 200 mil pessoas beneficiadas diretamente, priorizando jovens, mulheres e povos e comunidades tradicionais. A Assessoria Técnica Contínua presentes em 600 comunidades é executada por organizações da sociedade civil. São 533 planos de investimentos produtivos implementados, beneficiando mais de 17.700 famílias no semiárido cearense. O projeto é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio do acordo de empréstimo do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), executado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).