Projeto de cooperação entre Íris e Vapt Vupt Ceará fomenta uso de Linguagem Simples no estado

5 de novembro de 2021 - 13:16 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

O projeto envolve as quatro unidades do Vapt Vupt Ceará: Antônio Bezerra, Messejana, Sobral e Juazeiro do Norte

O Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e o Vapt Vupt Ceará, equipamento Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), desenvolveram em conjunto um projeto de sensibilização e capacitação em Linguagem Simples, técnica que aproxima governo de cidadãs e cidadãos através da linguagem. Na quinta-feira (4), a equipe do Vapt Vupt Ceará apresentou as ações trabalhadas pelo projeto.

Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris, recorda que a Linguagem Simples é um projeto pioneiro no laboratório, presente desde sua concepção. “O Programa Linguagem Simples Ceará mostra que inovação não é só sobre tecnologia, é sobre mudança de cultura, sobre fazer entregas que trazem melhorias à vida da população. Por isso, esse projeto junto ao Vapt Vupt, essa parceria, esse movimento pela Linguagem Simples fazem muito sentido e têm muita importância para o Ceará”, acrescenta. Ela reforça, ainda, que: “O projeto feito com o Vapt Vupt Ceará, sem dúvida, é um grande exemplo para entendermos na essência a importância da inclusão através da linguagem”.

Isabel Ferreira Lima, coordenadora do Programa Linguagem Simples Ceará, avalia que esse foi um projeto bem-sucedido para ambas as instituições. “Nós conseguimos experimentar metodologias e ter evidências de que elas funcionam para melhorar a linguagem do setor público. Esse projeto é um exemplo do percurso de implementação da Linguagem Simples, que conseguiu estabelecer uma célula pensante de linguagem do setor público”.

Entre as ações apresentadas pela Comissão, está a aplicação de Linguagem Simples no texto do e-mail de recuperação de senha, no protocolo de agendamento de serviços, no painel de senhas, nas perguntas frequentes do Portal Meu Vapt Vupt e no WhatsApp Meu Vapt Vupt. Jacqueline Aciolly, coordenadora de atendimento do Vapt Vupt, reforça que essas ações estão sendo implementadas a fim de melhorar a comunicação com a população. “A Linguagem Simples defende o direito de entender as informações que orientam nossos cidadãos, é prática contínua da empatia e da simplicidade, economiza tempo, e, entre tantos fatores, favorece a produtividade e fortalece as relações de confiança entre nós e os cidadãos”, ressalta.

A Comissão, agora, está trabalhando na reescrita dos textos do Guia dos Serviços do Vapt Vupt. Laís de Oliveira, atendente júnior da unidade Vapt Vupt Messejana, diz: “Quando você passa a viver a Linguagem Simples você não consegue mais parar de pensar com base no que aprendeu com a técnica, você passa a prestar mais atenção onde a Linguagem Simples pode ser aplicada para melhorar a comunicação. A Linguagem Simples está sendo muito presente na minha vida”.