Bece: Programa “Histórias de Quem Lê” conta com uma programação variada neste mês de novembro

8 de novembro de 2021 - 14:45 # # # #

Ascom Bece - Texto

O programa da “Histórias de Quem Lê”, da Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), propõe conversar com pessoas que revelam nas suas trajetórias de vida a relação próxima e afetiva com os livros, a escrita, a palavra, a biblioteca e a literatura. Neste mês de novembro a Bece convida: Letrux (escritora, cantora), Luiza Nobel (cantora e compositora), Leonardo Villa Forte (escritor e professor) e Samuel em Transe (colagista). Confira a programação:

Quem abre a programação é Luiza Nobel, cantora, atriz, compositora e arranjadora musical, nesta terça-feira (9), às 18h. Em suas composições, Luiza trata sobre o amor, a cultura e a resistência dos que lutam pela visibilidade e igualdade, principalmente sobre o povo negro brasileiro. Vencedora do Festival de Música da Juventude de Fortaleza em 2019, Luiza traz em seu repertório de percussão forte e ritmo swingado, a artista passa pelo Reggae, Rap, RnB, Samba e Soul.

Já no dia 16 de novembro, às 18h, o programa recebe Samuel em Transe, para uma conversa sobre livros, leitura, literatura e bibliotecas. Colagista há dez anos, Samuel já ministrou oficinas na maioria das bibliotecas comunitárias da periferia de Fortaleza. Cria colagens digitais e manuais.

O escritor, professor e pesquisador Leonardo Villa-Forte é o convidado do dia 23 de novembro, às 18h. Leonardo publicou os livros “Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XX”, ensaio que recebeu Menção Honrosa no Prêmio Casa de Las Américas 2020; “O princípio de ver histórias em todo lugar (romance)”; “O explicador” (contos), “Agenda e Hotel” (contos avulsos). Tem trabalhos no campo da literatura expandida e da escrita artística, como o “Paginário”, série de intervenções com 70 murais em Brasil, Portugal e Espanha, e “MixLit – O DJ da Literatura”, plataforma de literatura remix.

Encerrando a programação do Histórias de Quem Lê de novembro, no dia 30 de novembro, a Bece convida a artista carioca Letrux. Com o carinhoso apelido dado pelos amigos, ficou conhecida em todo país após o lançamento do seu primeiro disco solo, “Em Noite de Climão” (Joia Moderna, 2017). Em 2015, publicou o seu primeiro livro, “Zaralha – Abri minha pasta” (Editora Guarda-Chuva) e em 2021, “Tudo que já nadei” (Editora Planeta), fazendo com que seus enredos e sensações se costurem entre a música e a palavra. A escritora, cantora, compositora, poeta e atriz Letícia Novaes é um dos nomes de maior destaque no cenário da música independente contemporânea.

A mediação das conversas fica por conta de Fernanda Meireles, artista, educadora e coordenadora da Ação Cultural e Educativa da Bece. Os encontros acontecem às terças-feiras no Youtube da Bece, sempre às 18h e com tradução em libras.

Serviço

Programa Histórias de Quem Lê – Novembro
9/11 – Luiza Nobel, cantora, atriz, compositora e arranjadora musical
16/11 – Samuel em Transe, colagista
23/11 – Leonardo Villa-Forte, escritor, professor e pesquisador
30/11 – Letrux, escritora, cantora, compositora, poeta e atriz

Youtube da Bece, sempre às 18h