Bioética, Astronomia, Empreendedorismo e Educação em debate na Feira do Conhecimento Digital

8 de novembro de 2021 - 16:50 # # # # #

Ascom Secitece

Entre as atrações, estão Roberto Nogueira, CEO da Brisanet; Débora Garofalo, primeira brasileira indicada ao “Nobel da Educação”; e Darlan Cândido, cearense integrante do grupo que sequenciou, em 48h, o genoma do Coronavírus

Com programação 100% virtual e integração com a Semanas Universitárias Estaduais, a quinta edição da Feira do Conhecimento Digital (FdC) será realizada dos dias 24 a 26 de novembro. O evento é promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), e acontecerá em uma plataforma interativa para feiras virtuais 3D. As palestras são gratuitas e, para participar, é necessário se inscrever em https://feiradoconhecimento.com.br/.

Além das presenças das multinacionais Amazon, Oracle, Microsoft e Ambev, a FdC deste ano terá como atrações Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, empresa de Pereiro/CE que arrematou, por R$ 1,2 bilhão, o leilão 5G para o Nordeste e Centro-Oeste; Débora Garofalo, primeira brasileira indicada ao “Nobel da Educação”; e Darlan Cândido, cearense integrante do grupo de cientistas que sequenciou, em 48h, o genoma do Coronavírus.

Estarão presentes ainda Rafael Lozano, country manager Brazil da Ellalink, empresa responsável pelos cabos submarinos que ligam Brasil a diversos continentes a partir de Fortaleza; o pesquisador Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB; e Thoroh de Souza, professor da Mackenzie especialista em Grafeno, considerado o “material do futuro” e que permite diversas revoluções tecnológicas.

As cientistas-mirins cearenses Nicole Oliveira e Larissa Paiva, destaques no programa federal “Caça-Asteroides”, também farão parte das atrações da Feira do Conhecimento, para falar sobre os desafios de colocar em prática os estudos em Astronomia.

Centenário de Paulo Freire

No primeiro dia de feira, 24 de novembro, a programação será dedicada ao centenário de Paulo Freire, patrono da educação brasileira. Especialistas abordarão o seu legado por meio de temas como “Educação e Ciência como prática de liberdade” e “A Pedagogia do oprimido da esperança”. A FdC Digital também trará Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da educação, para falar sobre “O uso das tecnologias digitais na formação leitora”.

IoT e startups

Ainda no dia 24, a Feira do Conhecimento terá a presença virtual do professor Joel Rodrigues, representante do Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), maior organização técnica profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia para a humanidade. Ele abordará o tema “Alavancando ambientes inteligentes com Internet das Coisas (IoT)”.

No evento também haverá painéis com representantes de multinacionais como Amazon, Oracle e Ambev, mostrando cases de sucesso e debatendo sobre cenários futuros dentro do universo das startups, numa programação organizada pelo Corredores Digitais, maior programa de fomento a negócios inovadores do Ceará.

De Pereiro para a Forbes

No segundo dia de FdC Digital, 25 de novembro, a feira contará com a participação do empreendedor Roberto Nogueira, que comandará a palestra “De Pereiro para a Forbes”. O CEO da Brisanet vai contar a trajetória da empresa de telecomunicações criada no semiárido cearense e que, recentemente, arrematou, por R$ 1,2 bilhão, o leilão 5G para ser fornecedora da tecnologia nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do País.

Saúde, Bioética e Nanotecnologia também estarão presentes nas discussões do segundo dia de feira. O professor Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB, vai abordar o tema “Bioética, Ciência e Tecnologia: limitar ou controlar?”. Outro convidado é Thoroh de Souza, professor da Mackenzie, falando sobre o tema “Grafeno: revolução da Nanotecnologia”, com novidades sobre este que é considerado o “material do futuro”, formado por átomos de carbono e capaz de permitir diversas revoluções tecnológicas.

Tecnologia a serviço da arte

Arte e tecnologia terão espaço na FdC Digital ainda no dia 25 de novembro, com a discussão sobre NFTs (sigla em inglês para “tokens não fungíveis”). O curador da Binária.Art, Gustavo Martes, vai mostrar de que forma esses materiais digitais únicos, como fotos ou pinturas, podem adquirir certificado de propriedade e serem considerados exclusivos para comercialização. No mesmo dia, João Portinari, filho de Cândido Portinari, apresentará um projeto inovador, que tem colocado a tecnologia a serviço da arte.

Caça-Asteroides

As cientistas-mirins cearenses Nicole Oliveira e Larissa Paiva, destaques no programa federal “Caça-Asteroides”, fazem parte das atrações do último dia da Feira do Conhecimento, 26 de novembro. Elas vão falar um pouco sobre a iniciativa e os desafios de colocar em prática os estudos em Astronomia. O bate-papo contará com as presenças da representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Silvana Copceski, e do diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro. A feira também dedicará o último dia ao debate de temas envolvendo tecnologias disruptivas, inovações e transformações digitais, comandados por representantes de instituições como Microsoft, NINNA Hubs e Iracema Digital.

Exposição 3D

Os visitantes da FdC digital também poderão conferir as novidades do mundo da Ciência e da Tecnologia em um pavilhão de exposições com estandes virtuais e personalizados de empresas e instituições parceiras.

Serviço:

Feira do Conhecimento Digital 2021 (FdC)
De 24 a 26 de novembro – Evento 100% virtual e gratuito
Inscrições
Realização: Governo do Ceará/Secitece