Codes da SSPDS articula a criação de novos Conselhos Comunitários em Camocim

8 de novembro de 2021 - 16:57 # # # # # #

Ascom SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio Coordenadoria de Defesa Social (Codes), promoveu, nos dias 4 a 6 deste mês, eventos de articulação com os novos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) no município de Camocim, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Os nove CCDS foram criados nos distritos de Amarelas e Torta, e nos bairros de Boa Esperança, Jardim das Oliveiras e Centro desse município.

O coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar, informou que os eventos em Camocim oficializaram a adesão de novos grupos de voluntários que atuarão por quatro anos em parceria com os órgãos da Segurança Pública, buscando a promoção da cultura de paz e apoiando a redução da violência em territórios vulneráveis.

Em um dos eventos, houve a inauguração de um prédio doado pela Prefeitura Municipal de Camocim para sediar o CCDS do distrito de Amarelas, viabilizando condições para realização de projetos sociais, cursos e reuniões diversas, além de servir de eventual ponto de apoio para equipes da Polícia Militar, na melhor lógica do policiamento comunitário.

“Com essas estratégias, a SSPDS está protagonizando a formação de redes colaborativas e consórcios regionais para a prevenção social do crime e das violências, estimulando a participação de toda sociedade em apoio à política de segurança pública”, destacou o coronel Aguiar.

O presidente do CCDS Central de Camocim, Aderaldo Rodrigues de Lima, informou que os conselhos de Camocim têm por objetivo trabalhar em prol da segurança dos moradores, auxiliando os órgãos da segurança pública na promoção de defesa social. “Estamos fazendo parcerias com outros órgãos do poder público municipal, onde serão feitas reuniões nas comunidades. Contaremos também com uma ouvidoria para as demandas dos moradores e assim encaminhar essas demandas aos órgãos de responsabilidade”, destacou. “Para nós é uma grande alegria e uma grande satisfação estarmos juntos aos órgãos da segurança pública do Estado, articulando a comunidade para o bem de todos, pois, como já diz o ditado, unidos somos mais fortes”, frisou.

CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Entre as incumbências estão: estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública; preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de Segurança que o Governo lhe coloca à disposição; permitir à população participar, fiscalizar, reivindicando e oferecendo sugestões aos diversos órgãos de Segurança Pública; e desenvolver a confiança da população.