Governo do Ceará marca presença no Web Summit 2021, em Portugal

8 de novembro de 2021 - 16:44 # # # #

Ascom Sedet

O Ceará marcou presença na Missão Web Summit Lisboa 2021. Trata-se de uma missão de negócios, tecnologia e inovação que pretende conectar startups e empresários brasileiros com o ecossistema empreendedor de Portugal, considerado um dos melhores da Europa.

O secretário executivo de Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Júlio Cavalcante, participou, na última sexta-feira (5), do Web Summit 2021, onde apresentou o Programa Clusters de Inovação.

De acordo com Júlio, a participação do Ceará foi bastante estratégica e efetiva, pois permitiu ampliar a rede de relacionamentos e mostrar, em Portugal, que o Ceará está se preparando e avançando para o futuro.

“A jornada do Ceará no WebSummit 2021 valeu a pena. Muito bom ter o governo do estado e as prefeituras de Fortaleza e de Caucaia, o Sebrae-CE e o BNB representados à altura. Nós temos um dever de casa enorme, é verdade, mas com foco e disciplina avançaremos” disse Júlio.

O executivo da Sedet visitou o Porto de Sines, onde saem os cabos da Ellalink, os dois últimos instalados em Fortaleza. Com eles, já são 16 cabos submarinos que tornam o Ceará o 2° ponto de maior entrocamento de cabos de fibra óptica no mundo.

Estava na comitiva do Ceará, em Portugal, a presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro, também como representante do Empreendedor Digital na Missão. Na ocasião, ela reforçou a importância da participação do Sebrae no Empreendedor Digital e o atualizou sobre as conquistas desse ano, que deram celeridade no ambiente de negócios dos Estados do AC, AM, CE, MS, MT, RR e RS, além do Distrito Federal.

“Momentos como esse são de grande importância para o projeto, pois conhecemos iniciativas que outros países estão realizando para favorecer a constituição de novos negócios”, disse Carolina Monteiro que também participará, durante a Missão, de reuniões com investidores e fará visitas técnicas às startups portuguesas.