Profissionais de segurança concluem capacitação em segurança de autoridades

8 de novembro de 2021 - 14:31 # # # # #

Ascom Aesp - Texto
Casa Militar do Governo do Ceará - Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Casa Militar do Governo, realizou na última sexta-feira (05) a solenidade de encerramento do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais (CSAG) – Nível Gerencial. Ao todo, vinte e oito profissionais concluíram a capacitação, incluindo 24 oficiais da Polícia Militar, dois bombeiros militares e dois delegados da Polícia Civil, que agora estão habilitados operacionalmente, para oferecer uma maior proteção e evitar possíveis surpresas de riscos e atentados, contra a vida das autoridades governamentais.

A cerimônia que aconteceu auditório da Vice-Governadoria do Estado, contou com a presença do secretário executivo da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE), Samuel Elânio de Oliveira Júnior; do coronel comandante-geral da Polícia Militar, Márcio de Oliveira; do secretário chefe da Casa Militar do Estado, coronel PM Alexandre Ávila de Vasconcelos; do diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade; do delegado-geral da Polícia Civil, Sérgio Pereira dos Santos; do diretor de planejamento e gestão interna dos bombeiros, coronel BM José Marcílio Guimarães Cavalcante e do coordenador do CSAG, tenente-coronel PM Daniel Nogueira Lima, além de docentes, discentes e demais convidados.

De acordo com o diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade, essa parceria entre Aesp e Casa Militar se fundamenta no compromisso de habilitar com maestria esses profissionais para o exercício da função de segurança de dignitários. “É um curso realmente muito importante para segurança pública, porque traz um apoio que devem ter essas autoridades governamentais, estaduais e federais. Estamos qualificando os oficiais e delegados para que possam trabalhar na análise, num planejamento e na operacionalidade dessas ações que tem o intuito de, sobretudo, dar um apoio mais direto às autoridades governamentais”, aponta Nartan.

A qualificação teve uma carga-horária de 260 horas e contemplou em seu conteúdo programático, disciplinas teóricas e práticas de noções de defesa pessoal; prevenção e controle de incêndios e inspeção de instalações; planejamento e gestão de riscos estratégicos; ações para proteção de autoridades governamentais; tiro aplicado à segurança de dignitários; defesa pessoal; direção defensiva e evasiva; noções de bombas e explosivos; noções de inteligência; ajudância de ordens, cerimonial e protocolo; legislação voltada à segurança de dignitários; segurança digital e comunicações; composições de escolta e comboios; gerenciamento de crise; simulado de segurança de dignitário, entre outros importantes conhecimentos irá auxiliar o agente de segurança pública, para atuar nas mais diversas situações envolvendo autoridades.

Um dos formandos foi o tenente-coronel da Policia Militar do Ceará, Claudomiro Souza da Silva. Ele destacou a excelência do curso e os conhecimentos adquiridos no que diz respeito à proteção de autoridades. “Realizar o CSAG 2021 foi uma experiência bastante agregadora. No decorrer das instruções tivemos a grata satisfação de deparar-se com instrutores de alto nível, com experiência comprovada e que repassaram conhecimentos essenciais para o desempenho das funções típicas da segurança de autoridades. Para os alunos que não desempenham tais funções, ficou a perfeita noção da dimensão que é ser organizar e coordenar operações envolvendo segurança de dignitários.”, pontuou o oficial

Essa é a terceira edição do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – Nível Gerencial, realizado através de um acordo de cooperação técnica firmado entre a Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará e a Casa Militar do Governo. Desde 2018, já foram realizadas pelo menos seis turmas do curso, capacitando cerca de 200 profissionais.