Codes/SSPDS realiza reuniões em Aquiraz e em Horizonte para discutir ações de defesa social

10 de novembro de 2021 - 16:39 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

 

Dando continuidade às reuniões em prol do fortalecimento de laços das redes de enfrentamento à violência e da propagação de uma cultura de paz nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) do Ceará, a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) promoveu, nessa terça-feira (09), mais um encontro com representantes dos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS) das AISs 13 e 25. As pessoas envolvidas reuniram diversas questões da sociedade com o propósito de discutir o combate à violência, por meio da cooperação interinstitucional e comunitária.

A reunião, que ocorreu pela manhã na Secretaria Municipal de Cultura, em Horizonte (AIS 25), reuniu oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), secretários municipais de segurança, representantes da Assistência Social, do Conselho Tutelar de Horizonte, além de representantes da rede escolar do município e do Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS).

De acordo com o tenente-coronel Bernardo Aguiar, coordenador de Defesa Social da SSPDS e responsável por ministrar as reuniões, o objetivo das iniciativas é resolver problemas que, de forma direta ou indireta, afetam a segurança pública. “Esses encontros buscam diagnosticar, priorizar e resolver problemas que direta ou indiretamente afetam a segurança pública, procurando construir pontes para a promoção da defesa social de forma sustentável e pactuada “, cita.

Já pela tarde, a reunião ocorreu com representantes da Área Integrada de Segurança 13, na Casa do Saber, em Aquiraz, onde representantes e residentes dos municípios discutiram questões sociais importantes e planejamentos de policiamento. Compareceram representantes da PMCE, da PC-CE, do CBMCE, além de diretores de instituições de ensino, conselheiros tutelares, lideranças comunitárias e membros de associações do município.

Segundo o tenente-coronel Aguiar, as reuniões continuam com o propósito de reforçar os laços entre os representantes sociais. “Os fóruns continuam com o propósito de reforçar laços colaborativos entre diversos atores sociais na nobre missão de fomento à pacificação territorial e à redução da violência com a participação da sociedade”, destaca o representante da SSPDS.

CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro, apoiando e auxiliando a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Entre as incumbências estão: estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública; preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de Segurança que o Governo lhe coloca à disposição; permitir à população participar, fiscalizar, reivindicando e oferecendo sugestões aos diversos órgãos de Segurança Pública; e desenvolver a confiança da população.