Em visita técnica, representantes da Semace conhecem modelo de gestão aplicado ao Cetas de Minas Gerais

10 de novembro de 2021 - 12:09 # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Estudar uma parceria e o modelo de gestão do Ibama de Minas Gerais. Foi com esse intuito que o titular da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), Carlos Alberto Mendes, e fiscais ambientais da Diretoria de Fiscalização (Difis) da autarquia realizaram nessa terça-feira (9) visita técnica ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) mineiro.

A visita oportunizou conhecer a metodologia aplicada à gestão do Cetas/MG. “O modelo do Ibama Ceará, pelo qual aguardamos resposta em relação à manutenção do Cetas em Fortaleza, já é um modelo adotado pelo Ibama mineiro em parceria com o órgão ambiental de Minas Gerais”, afirma Carlos Alberto.jor

Os técnicos da Semace foram recebidos pelo superintendente Ênio Fonseca do Ibama/MG, representantes da Superintendência de Meio Ambiente de Minas Gerais, e do diretor de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas (DBFLO) de Brasília, João Pessoa Júnior.

No Ceará estão previstas a implantação de duas unidades do tipo Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras). Uma na região do Cariri, a ser construída e mantida integralmente com recursos da Semace.

A Semace investiu mais de R$ 680.000,00 na contratação de empresa que elaborou os projetos executivos concluídos em julho deste ano. O plano é licitar o serviço de execução da obra de construção do Cetras do Cariri ainda nesse ano.

Também está no planejamento da autarquia outro Cetras, em Fortaleza, a ser mantido em parceria com o Ibama/CE. Neste caso, um Acordo de Cooperação Técnica – ACT com o órgão encontra-se em fase final de negociação. O ACT foi proposto pela Superintendência desde 2018, para implementação de ações, incluindo a contratação de pessoal, de modo a viabilizar a reabertura segura do Cetras do Ibama em Fortaleza, com investimento de recursos da Superintendência.